Clique aqui para anunciar

Série Pacto Global 2: Princípios Universais dos Direitos Humanos

Série Pacto Global 2: Princípios Universais dos Direitos Humanos

Por: Fundação Fritz Müller

Em nossa primeira publicação da Série Pacto Global você pôde compreender melhor o que ele é e com quais objetivos foi criado. A partir de agora, falaremos sobre os princípios estipulados para cada área, começando pelos Direitos Humanos.

Os 2 princípios dos Direitos Humanos

Dentro dos 10 Princípios Universais, 2 são voltados aos Direitos Humanos. São eles:
1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Estes 2 princípios não tratam apenas das relações trabalhistas, afinal, para isso as empresas contam com o setor de RH. A proposta é ir além, fazendo mais do que o esperado ou o obrigatório.

Muitas vezes é difícil enxergar a realidade do lado de fora quando as coisas estão no padrão e funcionando bem no lado de dentro. Mas o Pacto Global deseja promover esta empatia entre empresas e comunidade e entre empresa e as pessoas que a compõem. Por isso é importante que aconteçam melhorias e mudanças organizacionais de dentro para fora, começado com a consciência coletiva dos colaboradores para que ações externas sejam mais verdadeiras e eficazes.

É preciso lembrar que todos os membros de uma organização fazem parte de um grupo muito maior do que a própria organização, então, também podem – e devem – apoiar e respeitar os Direitos Humanos, por meio de ações e projetos em prol de pessoas da comunidade, incentivando-as ao conhecimento.

Como a FFM trabalha estes princípios

Para exemplificar ações que podem ser feitas por iniciativa das organizações, vamos citar alguns dos trabalhos que a FFM realiza em parceria com outras empresas para gerar mais oportunidades de trabalho e qualificação a quem, muitas vezes, só precisa disso para contribuir com a sociedade e melhorar sua qualidade de vida.

Movimento Nós Podemos Santa Catarina – Blumenau

O Movimento Nós Podemos Santa Catarina atua de forma contínua e estruturada desde janeiro de 2009. Sua principal meta é envolver os municípios, empresas privadas, organizações não governamentais, grupos e movimentos populares para o alcance dos Oito Objetivos do Milênio, que são:

1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação básica de qualidade para todos;
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Atualmente o Movimento integra mais de 50 entidades e prioriza atividades de regionalização e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, organizando comitês locais nas cidades polos do estado: Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e São José.

A Fundação Fritz Müller aderiu ao Movimento e iniciou a sua participação no comitê local em março de 2013.

Programa Melhores Líderes, Melhores Comunidades

O Programa Melhores Líderes, Melhores Comunidades foi criado com o objetivo de fortalecer a representatividade das associações comunitárias junto ao setor público de Blumenau/SC, proporcionando intercâmbio entre as entidades, aproximando a comunidade da associação de moradores e incentivando a formação de novos líderes comunitários por meio de conhecimentos adquiridos no Programa.

A Fundação Fritz Müller, em parceria com a Câmara Júnior Internacional (JCI), conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Conselho Comunitário de Segurança (A-Conseg) para o desenvolvimento desses líderes. O Programa instiga o compartilhar em grupo das demandas de suas respectivas comunidades, abrangendo maior resultado em prol da comunidade, independente da associação, levando os líderes ao olhar mais amplo do propósito do líder comunitário. Ao final do programa os participantes apresentam um relatório com todas as fases e resultados do projeto que realizam, demonstrando a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação.

Projeto ILPI – Excelência no Cuidado aos Idosos

A Fundação Fritz Müller, com o apoio do Ministério Público, lançou o Projeto ILPI – Excelência no Cuidado aos Idosos, com a finalidade de dar mais atenção a um setor tão importante que são as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

O projeto iniciou em 2012 com a etapa de pesquisa e identificação das necessidades e atuou ao longo de 2013 com cerca de 12 ILPIs, contando com a participação e parceria de diversos órgãos e instituições ligadas ao tema em Blumenau, como o Conselho Municipal do Idoso, Secretaria do Desenvolvimento Social, Vigilância Sanitária, FURB – Universidade de Blumenau, entre outras instituições.

A participação no Projeto é totalmente gratuita. Ele visa à capacitação de gestores e colaboradores dessas instituições, abordando temas como legislação voltada ao estatuto do idoso, humanização, gestão administrativa e financeira, cuidados paliativos, luto nas instituições e dois módulos específicos para os cuidadores de idosos.

Além da capacitação teórica sobre os temas citados, o Programa proporciona a integração das instituições e a discussão e movimentação sobre importantes temas voltados a necessidade dos idosos na região.

Projeto Prática de Conjunto Musical – Grupo de Cordas Teatro Carlos Gomes

O Projeto Prática de Conjunto Musical iniciou em setembro de 2013, através de uma parceria entre a Fundação Fritz Müller e a escola de música do Teatro Carlos Gomes em Blumenau.

Ele visa contribuir na ampliação do repertório cultural dos alunos e comunidade, pois acreditamos que, através das atividades em grupo, estará estimulando a formação humana plena. O Projeto atua com grupos multigeracionais, integrando crianças, jovens e adultos em torno da prática musical, possibilitando o convívio e aprendizagem entre as gerações, oferecendo disciplina e compreensão das etapas necessárias (dos ensaios semanais até os concertos no grande palco).

Através destes projetos, proporcionamos o questionamento e a prática dos Direitos Humanos de diversas formas, pois sabemos que muitas pessoas não têm conhecimento de seus direitos e deixam de exercer a sua cidadania e aproveitar grandes oportunidades de vida.

Sua empresa pode participar de projetos já existentes ou criar os próprios. É fundamental que, quem tem condições de fornecer melhorias significativas na vida de tantas pessoas sem informação e sem oportunidades, o faça e incentive outros a fazerem o mesmo. Este é o espírito do Pacto Global, a união pelo bem.

Acompanhe a próxima edição da Série Pacto Global, na qual falaremos dos quatro princípios para o Trabalho.

Linha Direta

Fundação Fritz Müller
(47) 3057-8001
www.fundacaofritzmuller.com.br

Patrocinado