STARTUPS

Duas startups de Blumenau são premiadas na final do Audaces Lab 2025

04/11/2025 09:30:00

Duas startups de Blumenau são premiadas na final do Audaces Lab 2025

Três startups catarinenses foram premiadas na segunda edição do Audaces Lab, programa de inovação aberta da fashiontech Audaces em parceria com o Sebrae/SC.

A cerimônia de encerramento e entrega dos prêmios ocorreu nesta sexta-feira (31), na sede da Audaces, em Florianópolis.

A Coostura, de Blumenau, ficou em primeiro lugar com “Melhor Pitch”.

Criada por Andreyna Santos e Silva, a startup é uma plataforma que conecta costureiras autônomas e facções a indústrias e marcas do setor têxtil, com o propósito de formalizar e valorizar o trabalho das profissionais da costura.

Em segundo lugar ficou a Ouran (Montini), de Caçador, seguida pela Intracommerce, também de Blumenau, em terceiro lugar. 

Nesta edição, o Audaces Lab expandiu seu alcance para startups de todo o Brasil e manteve o foco em soluções com aplicação prática de inteligência artificial (IA) para segmentos diversos.

Entre os destaques estão ferramentas voltadas à previsão de tendências, personalização no e-commerce, otimização comercial e automações criativas.

Selecionadas entre 50 inscritas, 13 startups participaram do programa ao longo de cinco meses de imersão.

Além das premiadas, completaram o time Trendgov.ai, Marcat e REF, de São Paulo (SP); Vurdere, de São José dos Campos (SP); Sales Opers, de Blumenau; Agencia Automática e Business Crafter, de Florianópolis; Criando Soluções, de Baureri (SP); Healthplay, de Porto Alegre (RS), e Daraprobe, de Jaraguá do Sul.

Todas tiveram acesso a mentorias especializadas, conexão com executivos da Audaces e uma plataforma com 45 ferramentas de apoio ao desenvolvimento de negócios.

A iniciativa faz parte da estratégia de open innovation da Audaces, multinacional ítalo-brasileira com sede em Florianópolis e Palhoça, no Brasil, e em Rovereto, na Itália, e atuação em mais de 100 países.

A empresa aposta no Audaces Lab como um campo de experimentação para tecnologias emergentes aplicadas à moda digital, conectando startups, universidades, criadores e indústrias em torno de soluções escaláveis.

Para 2026, a expectativa é internacionalizar o programa, abrindo chamada para startups de outros países e envolvendo novos parceiros estratégicos.

Jorge de Paula, diretor de Novos Negócios da Audaces e líder do projeto, afirma:

“O Audaces Lab nasceu para fortalecer o ecossistema de inovação da moda e acelerar soluções com potencial real de transformação para o setor".

"A cada edição, vemos um salto de maturidade nas startups e uma aproximação concreta entre a indústria e as novas tecnologias".

"Nosso objetivo agora é tornar o Lab um programa internacional”.