PATRIMÔNIO CULTURAL

Luciano Hang apresenta Casa do Cônsul e planos para a restauração

28/05/2025 21:05:00

Luciano Hang apresenta Casa do Cônsul e planos para a restauração

O empresário Luciano Hang se apresentou à imprensa, nesta quarta-feira, 28, na Casa do Cônsul Carlos Renaux, localizada no complexo da Fábrica Renaux, na Avenida Primeiro de Maio, em Brusque.

O dono da Havan visitou cada cômodo da casa e contou a história da família que foi tão importante para a história do município.

Além de abrir a Casa do Cônsul para visitação do público, o empresário quer restaurar vários espaços, incluindo trilhas que existem nos arredores da residência, e transformar toda a área de 55 mil metros quadrados no “Parque Renaux”, um espaço dedicado à preservação histórica e cultural da cidade. Essa área agora se integra também aos 40 mil metros quadrados da fábrica e 6,5 milhões de metros quadrados de terreno adquiridos pela Havan há sete anos.

“Essa casa faz parte da cultura da nossa cidade e da minha história também. Meus avôs trabalharam na Fábrica Renaux por mais de 40 anos, assim como meus pais”.

Construída em 1932 pelo cônsul Carlos Renaux após seu retorno da Alemanha, uma residência se mantém preservada, com elementos originais que impressionaram pela conservação e relevância histórica. Entre eles, destaca-se um dos primeiros sistemas de climatização do sul do Brasil: a ventilação saía pelos lustres de cada cômodo, através de uma passagem interna conectada a um sensor que regulava a temperatura desejada.

Hang adquiriu o imóvel recentemente e a restauração do espaço já começou. A previsão é que seja concluída até o fim do ano.