SAÚDE

Banco de Leite de Blumenau beneficia mais de 600 bebês prematuros com doações de 170 mulheres

15/05/2025 16:30:00

Banco de Leite de Blumenau beneficia mais de 600 bebês prematuros com doações de 170 mulheres

Entre janeiro e abril de 2025, 621 bebês prematuros foram beneficiados com o leite humano doado ao Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau.

Referência no Médio Vale do Itajaí, o serviço da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) recebeu a contribuição de 170 mulheres, que doaram 573 litros de leite materno nesse período.

O leite foi distribuído para os hospitais Santo Antônio e Santa Catarina, em Blumenau, e Azambuja, em Brusque.

O BLH atua há 26 anos na cidade e oferece um serviço integrado, que vai além da coleta e distribuição do leite.

A estrutura conta com equipe multidisciplinar composta por enfermeiras, técnicas de enfermagem, médica-pediatra, psicóloga, odontopediatra, farmacêutica bioquímica e agente administrativo.

Ainda de acordo com a Semus, mais de 1,5 mil mulheres foram atendidas pelo serviço nos primeiros quatro meses do ano, em momentos fundamentais para o cuidado materno-infantil.

Como forma de agradecer o gesto solidário das doadoras, o BLH promoverá um café comemorativo na próxima segunda-feira, 19 de maio, a partir das 9h, na sala 12 do Centro de Saúde Rosânia Pereira Machado, localizado na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte.

Segundo o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, o encontro será uma singela homenagem a essas mães extraordinárias, cujo gesto de amor nutre a vida e fortalece o futuro de nossa cidade.

COMO DOAR 

Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Blumenau de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo WhatsApp (47) 3381-7570.

Após o cadastro, a equipe agenda uma visita domiciliar para orientar sobre a extração, armazenamento e conservação do leite.

As visitas são realizadas semanalmente, quando o leite é recolhido e os materiais necessários são entregues — como frascos esterilizados, touca e máscara.

Todo o leite coletado é pasteurizado, analisado e submetido a rigoroso controle de qualidade, garantindo segurança e eficácia no tratamento dos bebês prematuros.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO 

De acordo com o Ministério da Saúde, para doar leite humano, a mulher deve:

    •    Estar saudável e com boa produção de leite;

    •    Não fazer uso de cigarro, álcool, drogas ou medicamentos que interfiram na amamentação;

    •    Apresentar exames pré e pós-natais compatíveis com a doação;

    •    Não ter dificuldades na amamentação.

A doação de leite humano é essencial para a recuperação e crescimento saudável de recém-nascidos prematuros, contribuindo para salvar vidas e fortalecer o sistema imunológico dos bebês.

Cristiana Menezes, coordenadora do BLH, comentou: 

“O leite materno doado contribui com a saúde e o desenvolvimento, sobretudo, dos bebês prematuros”.

"Além disso, quanto mais leite é retirado, mais é produzido”.