PORTOS
Dragagem na Baía da Babitonga envolve parceria inédita e pretende tornar Itapoá e São Francisco do Sul modelos para o País
24/03/2025 17:00:00

A assinatura do contrato de mútuo entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, nesta sexta-feira (21), oficializou o projeto de uma obra conjunta de dragagem para alargamento e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga.
O acordo representa um marco histórico por dois aspectos inovadores: é a primeira vez que um porto público e um porto privado firmam parceria para uma obra desse porte, e parte dos sedimentos retirados será reaproveitada para o alargamento de praias em Itapoá.
O evento, realizado no Porto Itapoá, contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, além de autoridades locais, estaduais e nacionais.
Na sequência, foi publicado o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela execução da obra.
INVESTIMENTO E IMPACTO ECONÔMICO
Com um investimento estimado em R$ 300 milhões, a dragagem permitirá a atracação de embarcações de até 366 metros de comprimento, tornando o complexo portuário o primeiro do Brasil com capacidade para receber navios desse porte em carga máxima.
A obra será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), na qual o Porto Itapoá fará um aporte financeiro inicial, que será reembolsado ao longo de 12 anos por meio das tarifas portuárias geradas pelo aumento da movimentação de cargas.
ALARGAMENTO DA PRAIA E SUSTENTABILIDADE
Ao todo, cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão removidos do canal de acesso à Baía da Babitonga.
Desse total, aproximadamente 7 milhões de metros cúbicos serão utilizados para ampliar a faixa de areia da orla de Itapoá, que sofre com erosão costeira.
Essa é a primeira vez no Brasil que os sedimentos de uma dragagem portuária serão reaproveitados para recuperação ambiental de uma praia, podendo se tornar um modelo para outras regiões do país.
CRONOGRAMA
O edital para a contratação da empresa responsável pela obra já está disponível no site do Porto de São Francisco do Sul.
A sessão pública de abertura das propostas está prevista para o início de junho.
As obras devem começar em 2025, com conclusão prevista para 2026.
O Governador do Estado de SantaCatarina, Jorginho Mello, comentou:
"Isso é um impacto extraordinário na economia, porque com o aprofundamento do calado e da largura do canal de acesso da Babitonga, nós vamos ficar competitivos igual ao porto de Santos”.
"Isso é ganho para todo mundo: para o transportador, para quem vende, para a cidade, gerando aumento de emprego”.
"Estamos fazendo essa parceria inovadora com o Porto Itapoá, que investirá na frente para receber depois em tarifa, demonstrando confiança no governo”.
O Secretário da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, disse:
"Santa Catarina já foi pioneira na criação de uma estrutura dentro do Governo do Estado para tratar de portos, aeroportos e ferrovias de forma estratégica”.
"Agora, mais uma vez, está sendo pioneira ao oferecer ao Brasil este case único de sucesso, que une setor privado e público para impulsionar o desenvolvimento do complexo portuário da Babitonga”.
O Presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, destacou:
"O Complexo Portuário da Babitonga responde por 60% das cargas movimentadas pelos portos catarinenses”.
"Não tínhamos recursos próprios para fazer essa obra, mas o governador determinou que encontrássemos uma solução rápida e juridicamente segura”.
"Assim, firmamos essa parceria única entre um porto público e um privado”.
"A obra está prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2026”.
O Presidente do Porto Itapoá, Ricardo Arten, disse:
"Nosso lema no Porto Itapoá é 'Building the Future', construindo o futuro. Com apenas 14 anos já somos o terceiro maior porto de contêineres do país e caminhamos a passos largos para nos tornarmos o maior da América do Sul. Esse evento traduz esse compromisso”.
"Com a ampliação da profundidade do canal para 16 metros, poderemos movimentar até 130 mil contêineres a mais por mês, um aumento anual de 1,5 milhão de contêineres, impulsionando a competitividade das empresas catarinenses”.
"Cada contêiner movimentado gera em torno de R$ 10.000,00 em riqueza local”.
"Do despachante, à padaria e até ao posto de combustível que atende nossos caminhoneiros”.
"Esse projeto trará R$ 15 bilhões para a economia, gerando mais impostos, empregos e desenvolvimento industrial”.
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Domos Soluções - Soluções de infraestrutura, segurança e governança de TI
Asset TI - Maximize recursos na nuvem com menos desperdício e mais eficiência
Lince Tech - Potencializando negócios através de Pessoas, Tecnologia e Inovação