SAÚDE
Santa Catarina sai na frente e realiza primeira cirurgia de redesignação sexual pela técnica peritoneal via robótica
24/12/2024 17:30:00
No último dia 10, Blumenau se destacou como pioneira no Brasil ao realizar uma cirurgia de redesignação sexual pela técnica peritoneal via robótica.
O procedimento, realizado no Hospital Santa Isabel, foi conduzido pelo Dr. José Carlos Martins Junior, fundador da Transgender Center Brazil, em parceria com o cirurgião abdominal e especialista em cirurgia robótica, Dr. Rinaldo Danesi.
A paciente, de 31 anos, veio de Belo Horizonte e apresentava uma condição desafiadora: pouca pele genital para o forramento vaginal, o que comprometia o resultado funcional.
A solução foi adotar uma técnica inovadora que utiliza o peritônio, membrana abdominal fina e resistente, para formar a cavidade vaginal.
Essa abordagem, comum em alguns centros internacionais, foi realizada pela primeira vez no Brasil.
O procedimento, que durou mais de cinco horas, envolveu alta precisão.
Enquanto Dr. Danesi operava o robô para acessar e retirar o peritônio, Dr. Martins utilizava o material para revestir a nova cavidade vaginal.
O resultado foi uma vagina com maior profundidade, alcançando de 20 a 22 cm, superior aos 15 cm da técnica tradicional de inversão peniana.
A paciente teve alta em apenas três dias e permaneceu em Blumenau para acompanhamento médico, sendo liberada sem dores ou complicações.
Além de ampliar as opções cirúrgicas oferecidas pela Transgender Center Brazil, a técnica robótica reforça Blumenau como referência em inovação médica no Brasil.
O procedimento foi custeado pela Unimed de Belo Horizonte, e há expectativa de que outros convênios médicos passem a incluir essa técnica avançada.
Dr. Martins, que já realizou mais de 2.000 cirurgias de transição de gênero, explica:
“A cirurgia robótica oferece vantagens como maior precisão e recuperação mais rápida, por ser menos invasiva”.
“Agora oferecemos tanto a inversão peniana quanto a técnica peritoneal robótica, o que nos diferencia no mercado”.
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Pabst & Hadlich - Advocacia empresarial
Blusoft - Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau