EDUCAÇÃO

Governo do Estado abre cronograma extra e estudantes podem se inscrever no Programa Universidade Gratuita até segunda-feira

03/10/2024 16:00:00

Governo do Estado abre cronograma extra e estudantes podem se inscrever no Programa Universidade Gratuita até segunda-feira

O Governo de Santa Catarina abriu um cronograma extra para que os estudantes interessados em aderir ao Programa Universidade Gratuita tenham uma nova chance de se inscrever. 

O prazo de inscrições encerra na próxima segunda-feira, 7, às 19h. 

Para isso, os interessados devem fazer seu cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios para a instituição de ensino superior em que estão matriculados para análise e validação.

A etapa seguinte já inicia no dia 8 de outubro, com término no dia 14. 

Nesta fase, serão liberadas as consultas e impressão de cadastros aos estudantes. 

Caso haja necessidade de alteração ou correção dos dados informados na inscrição, os estudantes poderão fazê-las nos dias 15 e 16 de outubro, até às 19h.

Em caso de concessão, o estudante receberá um e-mail informando a homologação do benefício realizado pela instituição e deve realizar o Aceite do Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). 

Depois da assinatura do CAFE por parte da Secretaria Estadual de Educação (SED), o aluno receberá outro e-mail para que realize a assinatura dos recibos.

Por fim, do dia 19 de outubro até 31 de dezembro, o sistema estará aberto para consultas, assinaturas de Recibos Mensais e aceites de CAFE para os estudantes. 

Importante destacar que, se alguma das medidas não for cumprida nesta etapa, há risco de perda do benefício.

FUMDES

O prazo para as inscrições no Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) também vai até segunda-feira, 7, às 19h. As etapas seguintes seguem o mesmo cronograma estabelecido para o Universidade Gratuita. 

Todos os detalhes estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação, por meio do site ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php.

O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, declara:

“Esta é mais uma oportunidade para os estudantes aderirem a esse Programa pioneiro e histórico, idealizado pelo nosso governador Jorginho Mello". 

"Além de contribuir para a formação de ótimos profissionais, o Universidade Gratuita contribui com a sociedade, com as famílias, com as futuras gerações e com o desenvolvimento do estado”.