AÇÕES SOCIAIS

Movimento ´Nosso Rio´ mobiliza voluntários de Blumenau neste sábado

24/03/2023 10:00:00

Movimento ´Nosso Rio´ mobiliza voluntários de Blumenau neste sábado

Mais de 200 voluntários devem se unir neste sábado (25) para recolher lixo acumulado no leito e margens dos ribeirões da Velha, Garcia e rio Itajaí-Açu em Blumenau. 

O projeto batizado “Nosso Rio” vai empregar barcos, jet skys e stand up paddles, além de mobilizar voluntários que vão margear os mananciais para recolher dejetos em pontos mapeados. 

A mobilização começa às 7h30min de sábado e encerra perto do meio-dia. 

Todo o lixo recolhido será encaminhado ao aterro sanitário de Blumenau.

O Rio Itajaí-Açu é o maior curso da bacia hidrográfica do Vale do Itajaí. 

Ele banha 47 municípios e impacta uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

HISTÓRICO

O movimento “Nosso Rio” surgiu em 2022 na área de sustentabilidade da Unimed Blumenau e na primeira edição mobilizou cem pessoas que recolheram mais de 3 toneladas e meia de lixo. 

Entre os resíduos recolhidos, pneus, móveis, materiais de construção, plásticos, vidros e metais.

O presidente do Clube Náutico América, Renato Gaertner, lembra que o rio é protagonista de Blumenau e que, além de proporcionar lazer e a prática de esportes náuticos, garante alimento, água tratada e energia elétrica.

A organização da segunda edição do Nosso Rio começou em fevereiro e reúne parceiros como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social, SAMAE, RACLI, SEMMAS, Blumenau a Bordo, Clube Náutico América e Clube dos Gincaneiros, além das ONGS Água Conecta e Pegada Verde, e as empresas Avplas Embalagens, Altenburg, Rede Cooper e Grupo Breitkopf.

O Diretor Presidente da Unimed Blumenau, Dr. Edson Pedro da Silva, comenta:

“É cada vez mais urgente educar as pessoas, pois infelizmente, muitos ainda descartam incorretamente parte do lixo que produzem. Nós queremos mudar essa realidade e chamar a atenção de cada indivíduo sobre o destino do seu lixo e o impacto que ele causa”.

“Nossa ambição é fortalecer o movimento e envolver outras cidades da região, que estão conectadas com o rio e seus afluentes”.