INDÚSTRIA TÊXTIL

Empresas de SC apresentam tecnologias integradas para automação têxtil na Febratex 2022

18/08/2022 12:00:00

Empresas de SC apresentam tecnologias integradas para automação têxtil na Febratex 2022
Máquina de corte a laser da Automatisa (Divulgação)

Duas marcas de referência na indústria têxtil por conta de seus equipamentos que aliam produtividade e automação se unem para apresentar na Febratex 2022,  tecnologias complementares ao processo produtivo têxtil. 

A Delta Máquinas, de Pomerode, apresenta a Calandra, que proporciona uma padronização da termotransferência, conferindo alta qualidade na finalização da estamparia.

Segundo Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta, a solução conta com um sistema especial de aquecimento que proporciona temperatura uniforme em toda a circunferência do cilindro térmico. 

O corte, processo seguinte à estampa dos tecidos, pode ser feito através da solução da Automatisa, de São José, que traz sua máquina de corte a laser com visão artificial. 

O sistema da máquina reconhece o molde e ajusta o corte de forma totalmente automática, sem a necessidade de interferência humana. 

Além da precisão, garante o melhor aproveitamento dos tecidos, reduzindo perdas e agilizando a produção. 

Com a máquina de corte a laser o cliente pode optar pelo corte do tecido já estampado ou enviando para a calandra os moldes recortado, de acordo com o melhor ajuste fabril.

Joana de Jesus, CEO da Automatisa, comenta:

“As confecções e indústrias precisam estar cada vez mais alinhadas com o conceito do fast fashion, produzindo uma variedade maior de peças, em menores quantidades". 

"Para isso, precisam de tecnologias que proporcionem uma produção ágil e reduzam a necessidade de estoque. Com as soluções da Automatisa e da Delta, que se complementam neste processo, isso é possível – a indústria pode vender para depois produzir, por exemplo”.

A ideia das empresas é atuar no mercado têxtil com uma solução combinada, potencializando a disseminação de tecnologia catarinense dentro e fora do país, como diz Joana:

“Ambas as empresas decidiram colaborar entre si, pois compartilham valores empresariais importantes para o mercado e alicerçam o seu sucesso através da contribuição com o sucesso de seus clientes”. 

"Isso se dá por meio do desenvolvimento de tecnologias que, como estas, auxiliam o aumento do valor agregado de forma segura, com suporte técnico sólido, assertivo e acessível".

Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta, comenta:

“Conhecemos a fundo a rotina da indústria têxtil e suas necessidades. Além de tecnologias alinhadas com a realidade do setor, temos ainda como diferencial um suporte técnico nacional, que atua com proximidade, proporcionando ao cliente a adequação ideal das soluções em sua rotina de produção”.