OKTOBERFEST 2022

Spaten apresenta Projeto Cenográfico da Oktoberfest Blumenau 2022

30/06/2022 17:00:00

Spaten apresenta Projeto Cenográfico da Oktoberfest Blumenau 2022

A Spaten, cerveja oficial da Oktoberfest 2022, apresentou o Projeto Cenográfico da festa, que retorna após três anos.

Assinado pela Guru, agência de comunicação de Florianópolis, o projeto foi apresentado este mês à Secretaria de Turismo de Blumenau com um conceito que se inspira na história para traçar uma visão de futuro.

O projeto traduz essa intenção com temáticas para os três espaços centrais da Vila Germânica: os Pavilhões 1 e 3 dedicados a Munique e Blumenau, respectivamente, sendo unidos pelo Pavilhão 2, cuja decoração representa a cervejaria Spaten.

Para trazer um elemento arquitetônico visual perceptível da alemanha, a equipe da Guru escolheu o Enxaimel (Fachwerk, em alemão). 

Essa técnica construtiva milenar, aperfeiçoada pela arquitetura alemã na Idade Média, segue em evolução, sendo também utilizada em construções contemporâneas.

 No Brasil, o enxaimel está presente nas edificações coloniais, especialmente em Blumenau, e para transformar o conceito em cenografia real e palpável, o projeto mescla madeira, luzes de LED e plantas. 

A utilização desses materiais seguem princípios de Ecodesign, como Modularidade e Baixo Impacto Ambiental, conectando o projeto cenográfico com os objetivos de sustentabilidade do evento.

Os ingressos para a Oktoberfest 2022 já estão à venda no site oficial do evento, que ocorre de 5 a 23 de outubro. 

Além da cerveja oficial Spaten, a Cerveza Patagonia também foi confirmada pela Ambev, patrocinadora da 37ª edição da festa.

SPATEN NA OKTOBER 

A Spaten,  nascida em 1397, chegou ao Brasil trazendo uma nova cerveja diretamente da Alemanha,

Será a primeira vez que a tradicional festa germânica terá um estilo autêntico alemão como chope oficial, o estilo Munich Helles. 

Em todas as edições anteriores, foram escolhidos rótulos de Pilsen, cuja receita surgiu na República Tcheca.

Rafael Almeida, Diretor de Planejamento e Criação da agência, comenta:

“No ano passado, apresentamos Spaten contando um pouco sobre sua origem e como ela tem feito parte da história da cerveja. Agora, queremos aprofundar o assunto, trazendo uma característica tão relevante da marca: a criação de seu próprio estilo, o Munich Helles". 

"Nossa ideia é enriquecer o repertório do consumidor de cerveja ao explicar o que é esse estilo e o que ele oferece. Um intenso sabor de malte, que ao mesmo tempo é fácil de beber”