TECNOLOGIA
Mindera abre espaço para Inclusão e diversidade na tecnologia
21/06/2022 15:00:00

Em uma sociedade cada vez mais global, o incentivo à inclusão e à diversidade na tecnologia precisam compor o quadro de objetivos estratégicos das empresas desse segmento.
Neste artigo, vamos destacar o quanto não trabalhar com a inclusão e a diversidade na tecnologia pode ser prejudicial para a atuação de uma empresa no setor. Outro ponto que será abordado é a reflexão de como abraçar singularidades torna-se um compromisso social também estratégico.
O MUNDO ATUAL PRECISA DE EQUIPES PLURAIS
No passado, muitas empresas tinham regras excludentes para selecionar profissionais. Preconceitos diversos limitavam o campo de atuação para muitos talentos. O ambiente organizacional era controlado por hierarquizações e postulados defendidos como “política” da empresa.
Mas como dito no parágrafo anterior isso é e precisa ficar no passado. Pensar na formação de uma equipe que atenda as demandas da sociedade atual, é atentar-se para um grupo heterogêneo, múltiplo e diversificado. No segmento da tecnologia isso é mais do que indicado. É obrigatório!
Afinal, pensar em tecnologia, mercado e ações de inovação, mas trabalhar com regras e posicionamentos excludentes além de ser uma política ultrapassada, regulamenta uma postura nefasta para o mundo sem fronteiras e limitações como o dos nossos dias.
MINDERA: UM ESPAÇO INCLUSIVO PARA VOZES DIVERSAS
Com a missão diária de propor soluções em TI com o desenvolvimento de softwares escaláveis de alta performance, a Mindera tem sua atuação com foco no global. E quando se utiliza o termo global, não é porque se trata de uma multinacional com trabalhos realizados em diversos países.
O “global”, que é um dos pilares dos processos de desenvolvimento tecnológico da Mindera, está no fato de estar aberta para as múltiplas vozes, ideias e pensamentos de seus colaboradores. E ter sua equipe distante da formação de estereótipos, posturas e ideias ultrapassadas é pensar num mundo mais global e livre para participação de todos.
Isso porque o segmento de tecnologia não pode jamais ficar restrito a determinadas características, ideias ou “personas” criadas com base em estereótipos. Tecnologia não é “assunto” de uma determinada classe, grupo social ou apenas de homens cisgênero e heterossexual, por exemplo.
DIVERSIDADE NA PRÁTICA!
O Brasil é um país diverso. Formado por várias etnias, o país é um exemplo da riqueza cultural que tem como elemento diferenciado o seu povo miscigenado. Todavia, fruto de desigualdades sociais e raciais históricas, o Brasil ainda apresenta uma profunda discrepância quando se estabelece a relação: diversidade e mercado de trabalho.
Quando se fala em diversidade, deve-se atentar para a inclusão de pessoas que estejam em uma equipe ampla em aspectos como raça, condição social, condição física, idade, gênero, escolaridade ou idade.
O segmento de TI ainda demonstra um desequilíbrio em postos de trabalho quando se analisa a ocupação deles por mulheres e negros, por exemplo.
Num país em que, a cada Censo é comprovado que as mulheres são mais do que a metade da população em termos de atuação econômica, ou que a maior parte da população é composta por negros, a inclusão para formar equipes mais diversificadas precisa ocorrer de forma prática.
MINDERA: INVESTIMENTO EM EQUIPES DIVERSIFICADAS
Por isso, na Mindera, a empresa atua na formação de equipes diversificadas e que sejam montadas na inclusão como pressuposto. A empresa que abriu uma unidade no Brasil há poucos meses na cidade de Blumenau, no interior de Santa Catarina trabalha com foco em atender a diversidade que o Brasil tem.
Isso porque a empresa não trabalha com uma estrutura fixa para contratação de cidadãos apenas de Santa Catarina, por exemplo, mas está aberta para profissionais de todo o país, já que as operações que executa podem ser feitas de modo remoto.
Na Mindera, uma empresa com cultura organizacional humanizada, sem gestores e que incentiva a colaboração e auto-organização, há um respeito às vozes diversas e singularidades que o Brasil apresenta. E isso pode ser identificado na observação que a multinacional tem em relação a seus colaboradores, ou melhor, Minders.
“No Brasil ainda estamos buscando cada vez mais eliminar as barreiras de contratação. Por ser uma empresa nova no país e ainda com clientes somente fora do Brasil, nossas vagas possuem como pré-requisito mandatório o inglês. Além disso, temos como estratégia para o Brasil ampliar a oportunidade para profissionais no início de carreira, como já acontece em países como Portugal”, aponta Fábio Jascone.
Quem trabalha para a Mindera, seja no Brasil, ou em qualquer parte do mundo, não é apenas uma peça em uma grande linha de montagem. Mas sim, um protagonista dos processos que são executados como soluções para o mercado de tecnologia.
INCLUSÃO E DIVERSIDADE AGREGAM VALOR
Investir na contratação de profissionais em tecnologia sob requisitos que respeitem aspecto de inclusão e diversidade agrega valor para a empresa. Um capital que possibilita um ambiente democrático para a criação de soluções, produtos e serviços.
Trazer uma gama de vozes diversificadas, com experiências distintas de vida e de mundo, possibilita ter um espaço enriquecido de talentos.
Ou seja, a empresa cumpre um papel social rompendo com preconceitos e ajudando na superação de desigualdades provocadas por “modelos arcaicos” de organização social e econômica e também potencializa sua atuação como proponente de respostas para uma sociedade cada vez mais múltipla.
Portanto, ao incorporar como uma política para empresas do ramo de tecnologia, uma maior inclusão e formação de equipes diversificadas, tem-se organizações prontas para atenderem os desafios que o mundo do século XXI produz.
PLURALIDADE COMO DIFERENCIAL EM TECNOLOGIA
É o que defende como bandeira e posicionamento a Mindera. A empresa tem sede em Portugal, com unidades em cidades portuguesas como Porto, Aveiro e Coimbra, além de ter escritórios em países como Romênia, Estados Unidos, Índia e Reino Unido.
A multinacional atua com diversos serviços e produtos no ramo da TI, como fintechs, gamming e-commerce, entre outros. E a escolha por instalar uma unidade no Brasil é pela percepção do país como uma potência para o segmento de tecnologia, mas também pela diversidade do povo brasileiro.
Dessa forma, a empresa desenvolve um trabalho para clientes tanto do país quanto do Exterior. E muito da sua expansão global está na efetivação de uma relação de parceria com colaboradores e clientes, tendo como resposta para seus produtos, uma construção tecnológica diversificada e inclusiva.
CONTEÚDO OFERECIDO POR MINDERA
A Mindera é uma empresa de tecnologia que atua em parceria com seus clientes no entendimento de suas necessidades de negócio para desenvolver e manter sistemas de software de alto desempenho.
Temos sede em Portugal nas cidades de Porto, Aveiro e Coimbra, com escritórios também no Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Romênia.
No Brasil temos unidade em Blumenau, localizada no Ibiza Trade & Financial Center.
Para falar conosco: [email protected]
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Service Contabilidade - Assessoria contábil e fiscal
Lince Tech - Potencializando negócios através de Pessoas, Tecnologia e Inovação
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial
Fenainfo - Federação Nacional das Empresas de Informática
Especialista nacional em tributação imobiliária palestra em Blumenau sobre Reforma Tributária
Evento ocorre em 18 de setembro, numa parceria do Núcleo Imobiliário da ACIB com a Service Serviços Contábeis