SAÚDE

Blumenau descentraliza vacinação pediátrica da Covid-19 para unidades de saúde dos bairros

03/03/2022 14:30:00

Blumenau descentraliza vacinação pediátrica da Covid-19 para unidades de saúde dos bairros

A partir da próxima segunda-feira (7), mais de 35 unidades de saúde de Blumenau, entre Ambulatórios Gerais (AGs) e estruturas de Estratégia Saúde da Família (ESFs), passam a fazer todas as vacinas contra a Covid-19, inclusive em crianças de 5 a 11 anos de idade. 

Ao levar a imunização infantil para os bairros, a Prefeitura de Blumenau espera ampliar a cobertura vacinal desta população no município.

Atualmente, o índice está pouco acima dos 20%. 

Com a descentralização da vacinação pediátrica, o Centro de Pediatria da Policlínica Lindolf Bell não fará mais a aplicação de primeira dose. 

O local deve ser procurado apenas por crianças que iniciaram o esquema vacinal até sábado, dia 5 de março, e que, portanto, já estarão com a data de retorno para a segunda dose agendada. 

A relação das unidades de saúde com sala de vacina ativa está disponível no link blumenau.sc.gov.br/salasdevacina

Crianças e adolescentes devem estar acompanhados do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais, conforme modelo disponível em bit.ly/declaracaovacina.

A exceção fica por conta do Ambulatório Geral da Fortaleza, que, por uma questão técnica, aplica somente doses da Pfizer voltadas para pessoas acima de 12 anos.

VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS 

A vacinação de pessoas com mais de 12 anos segue sendo feita nos AGs e nas ESFs com sala de vacina ativa. 

Adultos que receberam duas doses de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca precisam providenciar a terceira dose após quatro meses da última aplicação.

Por sua vez, pessoas com mais de 12 anos imunocomprometidas, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses, devem providenciar a quarta dose.

Importante ressaltar que não há mais necessidade de agendar a vacinação contra a Covid-19 na cidade, independentemente da dose.

DIA D DE MULTIVACINAÇÃO 

Neste sábado (5), a Prefeitura de Blumenau promove um Dia D de multivacinação com a oferta de doses contra a Covid-19 e outras doenças. 

Os sete Ambulatórios Gerais e as cerca de 30 unidades de Estratégia Saúde da Família com sala de vacina ativa estarão abertos das 8h às 17h para atender a população. 

Na ocasião, o Centro de Pediatria da Policlínica Lindolf Bell fará a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, das 8h às 19h - a distribuição de senha acontece até às 18h30. 

No local será feito tanto a primeira como a segunda dose para quem já está no prazo.