PARCERIAS

Ágora Tech Park e Inovaparq anunciam parceria para fortalecer ecossistema de inovação em Joinville

03/03/2022 10:00:00

Ágora Tech Park e Inovaparq anunciam parceria para fortalecer ecossistema de inovação em Joinville

O Ágora Tech Park e Inovaparq/Univille, assinam nesta sexta-feira (4) de março, um termo de cooperação.

O objetivo é de promover eventos conjuntos e desenvolver programas de conexão entre mercado e academia, capacitação para alunos e professores, compartilhamento de espaços além de intercâmbio entre as startups residentes. 

O primeiro programa a ser lançado a partir desta parceria é o Experts, idealizado pelo Ágora Tech Park em parceria com a Softville.

O programa contará com uma metodologia exclusiva de inovação e empreendedorismo - com aplicação na prática  - voltada a professores interessados em explorar desafios e oportunidades de negócio. 

Seu lançamento será no dia 17 de março, no Ágora e os workshops práticos acontecem no Inovaparq. 

A parceria será oficializada no auditório do Ágora Tech Park, dia 04.03, a partir das 8h30.

Além do Experts, a cooperação entre os parques prevê a realização de cursos e mentorias voltados às demandas do ecossistema, além de um programa de "embaixadores" nas universidades para fortalecer o vínculo entre aprendizado e prática.

O Ágora conta também com o campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com cursos de Engenharias e Computação. 

CONEXÃO DIRETA ENTRE MERCADO & ACADEMIA 

O Inovaparq, localizado no campus da Univille, completa 12 anos de atividade em 2022 e conta com 20 startups incubadas e outras quatro empresas sediadas - entre elas a multinacional chilena Sonda. 

A Univille mantém mais de 50 cursos de graduação, 6 mestrados, 2 doutorados e diversos projetos de pesquisa, de inovação e de extensão.

O Ágora, por sua vez, foi inaugurado em 2019 no Perini Business Park e cresceu 147% no volume de operações no ano passado. 

Atualmente, o parque conta com 94 empresas instaladas, entre entidades (Acate, Fiesc, Sebrae), startups, laboratórios de inovação, incubadora, coworking, hub de saúde e área gastronômica. 

Está localizado no Perini Business Park, maior parque multissetorial da América do Sul, com mais de 250 empresas instaladas.

Em outubro passado, o Ágora firmou uma parceria com o Pollen Parque Tecnológico, de Chapecó, no primeiro acordo de cooperação neste perfil em SC. 

A ideia é expandir estas parcerias com outras regiões ao longo de 2022.

Uma delas, no dia 10.03 com o Novale Hub, centro de inovação de Jaraguá do Sul, e a Universidade Católica.

 Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora, ressalta: 

"O ecossistema se desenvolve melhor e com mais força, quando há essa troca de experiência, de demandas e oportunidades. É um modelo único no país que estamos fortalecendo em Santa Catarina".

Alexandre Cidral, presidente da Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ) e reitor da Univille, ressalta:

“O Inovaparq é o braço da Instituição que promove a articulação da Universidade, com a iniciativa privada e as organizações governamentais na inserção no ecossistema de inovação”.

"É com grande satisfação que assinamos a parceria com o Ágora Tech Park na perspectiva do desenvolvimento de mais ações e projetos em prol do desenvolvimento de nossa região”.

Na avaliação dos representantes das entidades, trata-se de um momento histórico para a região, pois consolida a articulação conjunta de duas forças do ambiente de inovação e tecnologia em Santa Catarina. Marcelo Borba, diretor executivo do Inovaparq, explica:

"É uma ação natural, pois temos interesses em comum e, juntos, criamos sinergia para fortalecer o ecossistema. Teremos muitas ações conjuntas e vamos unificar eventos, o que é fundamental para otimizar recursos e concentrar nossas energias".

"Além de realizar eventos e projetos comuns, esta cooperação dará força aos parques tecnológicos para pleitear ações junto ao poder público como, por exemplo, a criação de uma lei que formalize o sandbox regulatório na cidade, como já acontece em outras regiões e que permite um desenvolvimento menos engessado de projetos inovadores".

Ricardo Fantinelli, coordenador de Inovação do Ágora, comenta:

"A iniciativa complementa o know-how e a expertise das entidades, que têm o DNA da inovação aplicada a novos negócios, com a conexão direta da universidade e o respaldo do mercado. É uma oportunidade histórica para o ecossistema de Joinville e todo o Norte catarinense".