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Com solução da Involves, Univale aumenta em mais de 500% o número de lojas auditadas

02/03/2022 13:30:00

Com solução da Involves, Univale aumenta em mais de 500% o número de lojas auditadas

Buscando uma solução para tornar os processos mais ágeis e eficientes, a Univale Distribuidora, que atende grandes marcas como Nissin, Hershey’s e Johnson & Johnson, adotou o Involves Stage.

A ferramenta completa de execução e gestão de trade marketing é desenvolvida pela catarinense Involves.  

Em apenas dois meses de uso, a empresa aumentou em mais de 500% o número de lojas auditadas pela equipe.

Registrou também um crescimento de 8% para 20% no número de pontos de venda que estão dentro do padrão de loja perfeita.

A parceria com a Involves começou em 2018. 

Em um ano, com o acompanhamento de indicadores do Involves Stage, as visitas mensais realizadas pela equipe da distribuidora aos PDVs cresceram 38%. 

Priscila Fonseca, diretora da Univale Distribuidora, conta que, com a ferramenta, foi possível ter uma visão gerencial e enxergar possibilidades para trazer mais resultados à empresa e aos clientes que a Univale atende.

O volume, a qualidade e a precisão dos dados são justamente o foco do Involves Stage. 

Antes do Involves Stage, a equipe da Univale anotava manualmente todas as informações coletadas nos PDVs. 

Até 2018, os dados sobre presença, share de mercado, ponto extra e preço eram auditados somente pela própria indústria, que acompanhava entre 20 e 30 lojas ao longo de 20 dias no mês. 

Foi nesse momento que Priscila propôs que essas informações fossem acompanhadas também pela distribuidora, a partir do programa de Loja Perfeita do Involves Stage.

A quantidade de lojas em conformidade com o padrão da indústria também aumentou. 

No atendimento à Nissin, por exemplo, o número de lojas dentro do padrão bom ou ótimo passou de 8% para 20% em apenas dois meses. 

A solução do Involves Stage também proporcionou mais engajamento da equipe de campo, que passou a se identificar como essencial na estratégia.

O ponto extra foi um dos indicadores que trouxe esses ganhos. 

A cada 100 pontos extras executados, 93 são conquistados por promotores, sem a necessidade de mais investimento financeiro. 

Os indicadores e negócios aumentaram, e por outro lado, em três anos de projeto foi necessário contratar apenas nove promotores a mais para a equipe.

Os resultados positivos tornaram a relação entre a Univale e as indústrias muito mais estratégica, indo além do serviço de distribuição e venda. 

Pedro Galoppini, CPO da Involves, explica que a ferramenta foi desenvolvida para permitir que indústria e distribuidoras tenham acesso a um grande volume de dados precisos de forma ágil, para que a análise dos indicadores garanta uma tomada de decisão acertada:

“Além de facilitar a coleta de informações, permitindo que a equipe de campo tire fotos das gôndolas e envie imediatamente à equipe interna, a solução também oferece um dashboard completo, atualizado em tempo real com os objetivos de cada segmento por canal e sortimento, em detalhes e com precisão”.

Fernando Andrade, gerente de merchandising da Univale, brinca dizendo que os dados chegavam num papel de pão:

As informações chegavam tarde, desatualizadas. O acompanhamento de preço, por exemplo, era coletado no começo da semana, mas só chegava às pessoas responsáveis na semana seguinte, quando tudo já tinha mudado".

Priscila Fonseca, diretora da Univale Distribuidora, comenta:

 “Fomos a primeira distribuidora a acompanhar a Loja Perfeita da Nissin. Nosso maior desafio foi adaptar a coleta de informações, que antes era feita toda em papel e depois tabulada manualmente. Com o Loja Perfeita, auditamos cerca de 140 lojas em apenas 20 dias”.

“Identificamos um crescimento médio de 37% nas compras de cada novo cliente que passa a receber atendimento do merchandising da Univale. Ou seja, investir em tecnologia gera resultados claros para os clientes”.