FEIRAS E EVENTOS

Startup Weekend 2022: Sebrae divulga agenda completa de eventos em SC

25/02/2022 14:00:00

Startup Weekend 2022: Sebrae divulga agenda completa de eventos em SC

Considerado o maior conjunto de eventos para startups no mundo, o Startup Weekend ocorre em mais de 150 países, incluindo o Brasil.

Neste ano, a programação em Santa Catarina conta com 30 encontros presenciais em todas as mesorregiões do estado, de março a novembro. 

Ao todo, 23 municípios sediarão os encontros, que têm 54 horas de programação presencial. 

Nessa imersão que impulsiona o empreendedorismo, todos os participantes terão acesso a mentorias, criação e apresentação de novos negócios. 

De forma padrão, às sextas-feiras, o Startup Weekend começa com apresentação de pitches e desenvolvimento inicial do modelo de negócios.

Aos sábados, os participantes finalizam o modelo e criam um protótipo básico do negócio.  

Por fim, a programação de domingo é composta por apresentações. 

Em SC, os eventos ocorrem em datas específicas para cada cidade e as vendas de ingressos já estão disponíveis para os dois primeiros encontros, em Lages e Brusque, nos dias 25, 26 e 27 de março. 

Confira abaixo a relação completa em ordem cronológica de todas as edições.

10 ANOS DE STARTUP SC 

Desde 2012, o Startup SC cria e apoia diversas iniciativas para o fomento do empreendedorismo e inovação em SC, como o Startup Weekend. 

Criado em 2007 nos Estados Unidos, esse evento chegou no Brasil em 2011 e, dois anos depois, o Startup SC apoiou a realização das primeiras edições no estado. 

De lá para cá, mais de 6 mil pessoas foram impactadas ao longo de 64 edições do Startup Weekend SC. 

Neste ano, além do apoio para a realização de novas 30 edições do evento em municípios catarinenses, o Sebrae Santa Catarina lança o e-book “10 anos de Startup SC: o legado do Startup Weekend para o empreendedorismo catarinense”, disponível gratuitamente pelo link: bit.ly/ebookSW 

Para Alexandre Souza, a celebração dos 10 anos de Startup SC não poderia começar diferente:

“A história do nosso projeto está intimamente ligada ao Startup Weekend, tanto por termos uma longa jornada de parceria como por compartilharmos um mesmo propósito: promover educação empreendedora”. 

Para resgatar essa trajetória, o e-book possui uma entrevista exclusiva com o organizador da primeira edição do evento em SC, André Hotta, além de conversas com os cases de sucesso do Startup Weekend:

“Precisamos de espaços e iniciativas como essa para promover o empreendedorismo em nossa comunidade. O resgate histórico presente neste e-book nos mostra o sucesso do caminho que trilhamos e nos direciona para o futuro”.

Para Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC, do Sebrae Santa Catarina, o formato do evento é excelente para instigar a criação de novas startups e soluções no ecossistema:

"Muitas pessoas possuem ideais de soluções que dialogam com as dores do mercado, mas não possuem experiência empreendendo. Por isso, ao longo de 54 horas, os participantes terão orientações assertivas, orientadas por ensino e ação”.