INAUGURAÇÃO

SENAI Chapecó inaugura novo laboratório automotivo

24/02/2022 15:00:00

SENAI Chapecó inaugura novo laboratório automotivo

O SENAI Chapecó inaugura nesta sexta-feira (25), às 7h15, o novo Laboratório Automotivo, localizado junto ao SENAI. 

O investimento na nova estrutura, com área de 164 metros quadrados, foi de R$ 250 mil

No local, os alunos dos cursos técnicos e de curta duração farão as aulas práticas de mecânica, elétrica, eletrônica, balanceamento, entre outras.

O SENAI atua na área automotiva desde 2012. 

Iniciou em uma estrutura alugada com cursos de curta duração na área de manutenção e, a partir de 2015, passou a ofertar cursos técnicos.

Em 2017, passou a atender em novo local, em frente ao SENAI, e agora passa a funcionar junto à estrutura da entidade.

No Curso Técnico em Manutenção Automotiva, os estudantes aprendem a executar diagnóstico de sistemas e componentes automotivos, além de realizar a desmontagem, manutenção e montagem de sistemas de acordo com as normas técnicas de qualidade, segurança e preservação ambiental.

Os cursos técnicos do SENAI são destinados a todos que estão cursando a partir do segundo ano ou já concluíram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor colocação na empresa em que trabalha. 

Para o supervisor de Educação Profissional dos Cursos Técnicos do SENAI, Ivan Cassol, o novo espaço possibilita maior desenvolvimento aos estudantes:

“Temos mais qualidade do ambiente que agora está com a ‘cara’ do SENAI. Também podemos aprimorar os atendimentos e aproveitar melhor toda nossa estrutura, além de buscar parcerias para novos cursos e treinamentos". 

"Para os alunos, o maior benefício é estar inserido na estrutura completa da entidade, facilitando o uso de outros laboratórios, como os de informática, a biblioteca e outros espaços”.

O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL nas regionais Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti, destaca que o investimento representa uma resposta às necessidades das indústrias da região:

“Manter o SENAI atualizado é fundamental para a formação dos alunos e para que eles possam ingressar no mercado de trabalho aptos a atender as demandas atuais, tanto na questão da capacidade técnica quanto nos aspectos socioemocionais”.

Ele acrescenta que a metodologia de educação tem sua base no desenvolvimento das competências, ou seja, o conhecimento, o desenvolvimento da habilidade e a atitude:

“Nosso modelo de ensino também aproxima os estudantes das tecnologias, desenvolvendo as competências necessárias ao século 21, envolvendo as dimensões cognitiva, afetiva e psicomotora”.

O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, salienta:

“Com foco na preparação para o mercado de trabalho e na formação técnica para atuação estratégica na indústria, os cursos técnicos têm despertado a atenção de quem procura por formação completa aliando a prática à teoria”.