INDÚSTRIA

Indústria de SC amplia produção de alta tecnologia em 2021

23/02/2022 13:30:00

Indústria de SC amplia produção de alta tecnologia em 2021

A indústria catarinense encerrou 2021 com crescimento na produção e na participação de setores com alta tecnologia na comparação com o ano anterior. 

O desempenho levou Santa Catarina a registrar a maior expansão do Brasil na Indústria Geral, com variação de 10,3% no período

O resultado é mais do que o dobro da média nacional (3,9%), conforme análise do Observatório FIESC.

Entre os setores com maior intensidade tecnológica que tiveram expansão em 2021 estão o de Veículos Automotores e de Máquinas e Equipamentos. 

Conforme a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a classificação tecnológica é medida pelos gastos em Pesquisas e Desenvolvimento (P&D) de cada setor industrial. 

DESTAQUE PARA OS SETORES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES E METALURGIA 

O setor catarinense de veículos automotores foi destaque na Indústria de transformação de alta intensidade tecnológica em 2021.

De acordo com a economista do Observatório FIESC, Mariana Guedes, com expansão de 39,2% na comparação com 2020, o setor representou quase o dobro do valor registrado na média brasileira (20,3%). 

As exportações de veículos automotores também se expandiram em 2021, com crescimento de 40,8% na comparação com 2020

O estado se destaca no setor de autopeças, sobretudo na exportação de Partes de Motor.

Já o setor da Metalurgia foi responsável pela maior taxa de crescimento na produção industrial catarinense em 2021. 

A expansão de 42,3% recuperou a queda de 14,0% registrada em 2020. 

Conforme análise do Observatório FIESC, além do aumento da demanda externa, o bom momento do setor da Construção vem gerando impactos positivos na indústria metalúrgica.

O setor de Máquinas e Equipamentos registrou a terceira maior expansão na produção industrial do estado no ano de 2021.

Seguindo a tendência nacional, o estado vem elevando os investimentos em Bens de capital.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, afirma:

“Esses setores são marcados pelo maior grau de inovação nos processos produtivos, o que se reflete em produtos com maior valor agregado, fatores-chave para o crescimento e o desenvolvimento econômico”.

“Durante 2021, confirmamos a trajetória de recuperação da nossa atividade industrial. A qualidade dos nossos produtos, a competitividade das nossas empresas e a dinâmica do mercado internacional explicam esse nosso bom resultado”.