TECNOLOGIA

SEPROSC e SENAC lançam nova edição do Programa Jovem Programador

16/02/2022 09:00:00

SEPROSC e SENAC lançam nova edição do Programa Jovem Programador

Pensando na formação de profissionais especializados para o mercado da tecnologia, o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina (SEPROSC) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), lançam a edição 2022 do Programa Jovem Programador (PJP).

O PJP já levou as salas de aula mais de 530 jovens que poderão vislumbrar um futuro mais promissor, já que devido a parceria com o SENAC e diversas empresas, os alunos já saem com oportunidades garantidas no mercado de trabalho.

NOVA EDIÇÃO

O Programa tem novidades para a edição desse ano.

As inscrições poderão ser feitas para jovens de 18 a 30 anos. 

Os interessados podem se inscrever do dia 04 de março até dia 09 de abril. 

Os cursos acontecerão em 20 cidades do estado catarinense.

As aulas serão realizadas de forma híbrida e estão previstas para começarem no início do mês de maio.

Não está descartado a inclusão de novos municípios ao longo do tempo, já que o Senac possui 28 unidades em SC.

Antes das aulas, os alunos terão a possibilidade de participar de um workshop para que possam conhecer a área e o mundo da tecnologia.

Já no final do itinerário, é realizada uma maratona de programação que oferece visibilidade às novas habilidades dos alunos. 

Na edição do Hackathon PJP realizada em 2021 participaram 225 alunos.

APOIO E PATROCÍNIO

O programa foi desenvolvido para atender as necessidades da comunidade e tem o intuito de aproximar o cotidiano escolar ao ambiente empresarial, no qual empresas absorvem estes jovens após a conclusão do módulo II. 

Por isso, diversas empresas apoiam o projeto através de cotas de patrocínio proporcionais a quantidade de colaboradores em sua estrutura. 

As patrocinadoras do programa são a Ambevtech, Amcom, Audaces, Benner, Datainfo, Fácil, Govbr, NDD, Porter Group, Quick Soft, Senior, Softplan, Studos, Trier Sistemas, Useall e WK.

O PROGRAMA

O jovem Mateus Petri, de 20 anos, trabalhava em uma indústria de fios.

Hoje, depois de completar dois módulos do Jovem Programador, ele já está atuando no mercado e cada vez mais apaixonado pela tecnologia. 

Mateus está no terceiro módulo e assim como tantos outros jovens, cursou todas as aulas de forma gratuita.

Alunos com renda média per capita de até dois salários mínimos não tem custo. 

Para alunos que não se enquadrem nessa condição, o programa é pago. 

O Programa já ganhou notoriedade pela qualidade dos alunos que despontam no mercado. 

A maioria sai empregado e quem sai ganhando são as empresas do setor.

O presidente do SEPROSC, Marcio Elias Gonçalves, lembrou:

“Temos nos dedicado a esse projeto porque há necessidade do mercado de TI, que tem carência de mão de obra e assim, profissionalizamos jovens na esperança de dar um futuro melhor para as empresas de tecnologia, para a economia catarinense e para a vida desses novos profissionais”.

O idealizador do Projeto, o diretor do SEPROSC, Carlos José Pereira, comemorou:

“Os alunos formados pelo Jovem Programador já estão no mercado e de acordo com as empresas o nível de conhecimento é excelente para profissionais iniciantes. Nesse ano pretendemos alcançar um número maior de inscritos e formar mais 800 alunos”.

Juliano Vieira, coordenador do projeto, explica:

“O setor de tecnologia é muito dinâmico e o Senac/SC está sempre atento a este movimento. O nosso foco enquanto instituição educacional é proporcionar aos nossos alunos um ensino de qualidade, com uma metodologia sólida e que esteja alinhado às necessidades de mercado”. 

"Este programa tem se mostrado essencial para aumentarmos a oferta de qualificação em tecnologia no ecossistema catarinense e alavancar a competitividade das empresas do estado, proporcionando uma aprendizagem condizente com a necessidade mercadológica”.