EMPRESAS

Após receber aporte, Yungas passa a atender mais uma rede SMZTO

14/02/2022 09:30:00

Após receber aporte, Yungas passa a atender mais uma rede SMZTO

Menos de dois meses depois de se tornar a primeira empresa do segmento de tecnologia para franchising investida pelo Grupo SMZTO, a catarinense Yungas passa a atender mais uma empresa vinculada ao grupo: a Terça da Serra, maior rede de instituições de longa permanência para idosos do Brasil. 

Criada em 2014 pela médica Joyce Duarte Caseiro, a companhia conta hoje com mais de 100 unidades em 20 estados do país.

Cerca de 1,2 mil idosos são atendidos e cuidados por mais de 700 profissionais. 

Hoje, a empresa tem um faturamento de R$ 50 milhões. 

A Terça da Serra tem o objetivo de longo prazo de ter um total de 300 unidades em funcionamento, e presença em todo o território nacional.

O sistema da Yungas está em implantação, e deve passar a rodar na Terça da Serra em março.

Fundada em 2018, a Yungas oferece uma plataforma para gestão e comunicação de grandes redes, orientada pela metodologia de Customer Success.

A empresa já atende mais de quatro mil franquias no Brasil, com projeção de chegar a 30 mil clientes até 2023. 

A plataforma facilita a comunicação entre franquias e franqueados, centralizando diversos processos em um mesmo sistema: tickets, informes gerais, demandas internas, ocorrências. 

A solução unificada fornece uma rede de comunicação protegida, facilita ver quem visualizou ou não as mensagens, dispensa o uso de sistemas separados e sem integração entre si, evita retrabalho e perda de informações, e aumenta a assertividade na tomada de decisões quanto às franquias. 

A plataforma também é adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

ATENDIMENTO A OUTRAS REDES SMZTO

A Terça da Serra não é a primeira rede do Grupo SMZTO a ser atendida pela Yungas.

A empresa também presta serviços para Instituto Embelleze, Peça Rara e Instituto Gourmet. 

Quando anunciou o investimento na própria Yungas, o private equity deixou claro que buscavaotimizar os processos internos de comunicação de suas investidas, se aproximar dos franqueados e auxiliar a empresa com a aquisição de novos clientes.

O Grupo SMZTO pretende investir até R$ 50 milhões em startups ao longo de 2022.

Guilherme Reitz, CEO da Yungas, conta:

"Quando conversamos com a Joyce e com o Pedro [Joyce Duarte Caseiro Moraes e Pedro Moraes, fundadores do Terça da Serra], vimos um casal de empreendedores que não imaginava que iria cair no mundo das franquias".

“No início, conseguiam gerenciar do jeito deles, mas logo viram o negócio crescer muito, e com isso começaram a surgir os problemas de controlar e levar qualidade para todos os franqueados”. 

“O sistema antes usado por eles não possibilitava toda a clusterização e agilidade de comunicação necessárias”.

“Com a conexão do João [Vicente Conte], do Grupo SMZTO, ouvimos todas as dores da Joyce e do Pedro”.

"Como precisavam de uma comunicação ágil, de uma visualização melhor dos indicadores de performance dos franqueados, aplicação de treinamentos e auditorias eficientes - justamente as áreas de expertise da nossa plataforma".

Reitz explica que grandes franquias tendem a utilizar diversos aplicativos e extensões para realizar os processos de comunicação, gestão e acompanhamento - e essas plataformas não costumam atender, na íntegra, as particularidades de cada operação:

"Esse problema se torna ainda maior quando a rede está em um momento de expansão, situação que se reflete em todo o mercado de franchising". 

“Hoje, a Terça da Serra deseja expandir os negócios para as principais regiões do país que têm uma demanda reprimida no segmento de residências sênior; e, com a parceria com a Yungas, conseguiremos levar qualidade e sucesso para todas as unidades”.

Pedro Moraes, sócio-fundador da Terça da Serra, diz que a rede decidiu aderir à plataforma da Yungas por estar continuamente em busca de evolução: 

"Queremos melhorar ainda mais a nossa comunicação, o monitoramento das unidades, o engajamento dos franqueados, a avaliação da satisfação contínua dos parceiros, e a gestão da agenda de treinamentos, principalmente do EAD que acabamos de lançar”.

“Nossas expectativas com essa parceria são excelentes, pois a ferramenta é muito poderosa, e a nossa equipe está preparada para trabalhar com ela”. 

“Estamos bastante animados e bem motivados a elevar ainda mais a credibilidade, confiança e satisfação dos franqueados". 

“Entendemos que tecnologia, inovação e boas ferramentas aliadas a uma franqueadora bem estruturada farão com que a gente consiga alcançar um novo patamar para o atendimento aos nossos parceiros, além do controle e monitoramento de unidades”.

João Vicente Conte, líder da área de Inovação do grupo SMZTO, explica:

"Além dos investimentos que realizamos em empresas franqueadoras, estamos construindo um hub de inovação para o sistema de franquias".

“Vamos trazer empresas de tecnologia com alto potencial de escala para atender nossas investidas e seus franqueados, otimizando a gestão e a comunicação entre todos os elos da cadeia, além de facilitar nossa aproximação com a ponta”.