MEMÓRIA

Perdemos nosso Max, o grande impulsionador da informática de SC e do Brasil

15/12/2021 17:00:00

Perdemos nosso Max, o grande impulsionador da informática de SC e do Brasil
Max, à direita na foto, durante entrega do Max Award: empreendedor, inovador e apaixonado por Santa Catarina

Artigo por Carlos José Pereira, sócio fundador e atual diretor presidente da Fácil Informática


Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do empresário Maximiano Augusto Gonçalves Filho, o Max, na madrugada de terça-feira, 14 de dezembro de 2021, em Florianópolis, vítima de câncer.

Carioca amigo de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, era apaixonado por SC e havia feito de Florianóplis seu lar há mais de 30 anos. 

Ele estava com 78 anos.

Destacou-se por ser o criador da Fenasoft, a primeira feira de tecnologia América Latina, que acabaria se tornando a segunda maior do mundo no início dos anos 90.

Para se ter uma ideia do gigantismo, os pavilhões do Anhembi ficavam apinhados durante cinco dias.

Os hotéis lotavam e a prefeitura de São Paulo era obrigada a promover mudanças estruturais no trânsito entre o local da feira e o centro da cidade.

O Max, para mim, está entre as cinco pessoas, no Brasil, que mais contribuíram para o desenvolvimento das empresas de software

Ao criar a Fenasoft, ele ajudou a divulgar o setor em todo o país e no mundo.

Com o passar do tempo ela se transformou numa grande feira de informática, mas os primeiros anos foram importantes para muitas empresas de software brasileiras, inclusive a Fácil, minha empresa..

Quem trabalha com informática como eu (desde 1976), e tem acompanhado a evolução dessa área, sabe da importância de Maximiano Augusto Gonçalves Filho para o setor de tecnologia. 

Não podemos explicar como determinadas pessoas inovam em seus trabalhos, ao contrário de milhares que não são capazes de fazer e antever. 

Alguns são únicos e Max faz parte desses seres humanos raros que infelizmente também passam como todos. 

MAX AWARD

O José Milton da Silva (meu sócio na época) e eu, criamos em Blumenau, o primeiro produto brasileiro lançado nacionalmente para o ambiente Windows, o Fácil para Windows 1.0. 

Em 1993 ganhamos o prêmio Max Award durante a Fenasoft, maior evento de informática no Brasil na época, visitado por milhares de pessoas, com centenas de excelentes produtos em exposição, nacionais e estrangeiros. 

O Max Award era um prêmio concedido ao produto de maior destaque da feira. 

A escolha era feita por uma equipe de jornalistas de renome da área de informática, do Brasil e dos Estados Unidos. O chefe da equipe de jornalistas era John Dvorak, da revista americana PC Magazine, uma das maiores publicações mundiais na época. 

“O Fácil está entre os quatro melhores programas que já vi no mundo”, ele nos disse.

Max acrescentou: “Essa declaração vale um milhão de dólares”.

Com grande apoio do Max, conseguimos emplacar a preço de custo os primeiros estandes coletivos de empresas de software de Blumenau, fator importante para a divulgação e consolidação da cidade como um dos maiores polos de software do país.

O Brasil e Santa Catarina perdem um dos expoentes da área de tecnologia.

Eu perco um grande amigo.

Obrigado, Max, em meu nome e em nome das empresas de software de Blumenau e de Santa Catarina.