LOGÍSTICA

Movimentação no Porto de Imbituba cresce 22% em novembro

13/12/2021 15:30:00

Movimentação no Porto de Imbituba cresce 22% em novembro

O Porto de Imbituba encerrou o mês de novembro com alta de 22% na movimentação em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram cerca de 590 mil toneladas transportadas no mês. 

As importações lideraram as operações, com 60,7% do volume, seguidas da exportação (29,7%) e da cabotagem (9,6%). 

Além do ótimo desempenho mensal, o resultado já confirma um novo recorde histórico anual para o Porto, com mais de 6,2 milhões de toneladas movimentadas em 2021.

Em novembro, o coque (derivado de petróleo) manteve a liderança dentre as cargas mais movimentadas (213,3 mil t), seguido do minério de ferro (82,6 mil t), contêineres (57,1 mil t), produtos siderúrgicos (43,6 mil t) e fosfato de cálcio (39,4 mil t). 

Também foram operadas sal, milho, cloreto de potássio, sulfato de sódio, celulose, barrilha, cevada, ureia, sulfato de zinco, geradores e sulfato de magnésio. 

Em relação ao número de navios, foram realizadas 23 atracações no período.

No acumulado do ano, já passaram pelo Porto mais de 260 navios, com liderança do coque, contêineres, sal, hulha betuminosa e minério de ferro.

O diretor-presidente do Porto, Fábio Riera, avalia:

“Foi um mês de grandes realizações para o Porto de Imbituba, pois além de registrar crescimento mensal e consolidar mais um ano histórico, tivemos êxito no leilão do Terminal de Granel Líquido, garantindo um investimento de pelo menos R$ 25 milhões na estrutura do Porto, e lançamos o edital da obra de recuperação e reforço do Cais 3, que será a maior melhoria realizada pela SCPAR desde que o Porto foi delegado”.