Patrocinado

Idosos de Blumenau serão testados para Covid-19, numa ação integrada entre o Rotary e a Prefeitura

Idosos de Blumenau serão testados para Covid-19, numa ação integrada entre o Rotary e a Prefeitura

Começaram nesta semana, as testagens em várias casas de acolhimento dos idosos de Blumenau.

A ação está sendo realizada pelos integrantes dos clubes de Rotary de Blumenau, acompanhados de técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Blumenau.

 

Ao todo, estão previstas a testagem de 747 idosos de 15 instituições de Blumenau por meio dos exames do tipo RT-PCR, considerado o padrão no diagnóstico da Covid-19.

A aplicação é realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Estas ações integram o projeto Corona Zero, que está sendo promovido nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) em todo o Brasil, com apoio do Rotary Internacional.

 

Depois de colhidas, as amostras são enviadas para ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), em Florianópolis e encaminha material para análise no Laboratório Dasa, em São Paulo.

 

A ação iniciou ainda no primeiro semestre, quando 15 instituições manifestaram interesse em participar e preencheram informações sobre seus moradores. 

Das planilhas enviadas pelas instituições, foi gerado um código de barras para cada idoso, contendo todos os dados, sendo que os testes são individuais.

 

Os clubes de Rotary em Blumenau colocaram em prática esta ação, após receber os materiais do projeto Corona Zero.

 

O resultado final dos testes será fornecido inicialmente para o médico responsável da casa de acolhimento e, em seguida, aos idosos. 

Depois, o resultado será enviado para conhecimento dos integrantes do Rotary.

 

Uma das próximas ações acontecerá na próxima segunda-feira (21), às 9 horas, na Casa São Simeão, tanto em idosos como em funcionários das instituições.



Patrocinado