EVENTOS

Joinville sedia o Summit Cidades 2021 que debate eficiência urbana e tecnológica

29/11/2021 15:00:00

Joinville sedia o Summit Cidades 2021 que debate eficiência urbana e tecnológica

Joinville irá receber o Summit Cidades 2021, evento presencial que acontece entre 9 e 10 de dezembro, no Ágora Tech Park.

Os principais objetivos do evento são a expansão do conceito de cidades inteligentes com soluções tecnológicas para melhoria da qualidade de vida, especialmente em municípios de menor porte, e a integração entre entidades vinculadas ao setor público e o ecossistema de inovação.

Sob o tema "tecnologia e inovação para desenvolver eficiência urbana", o encontro traz ideias, conceitos, práticas e projetos com o objetivo de transformar as cidades em territórios inovadores, humanos, criativos e sustentáveis. 

O Summit Cidades é uma realização conjunta da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), Câmara de Smart Cities da FIESC e Perini City Lab, ambiente de inovação para cidades inteligentes do Ágora Tech Park.

O encontro vai reunir especialistas em smart cities e entidades catarinenses como o CIGA, Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), além de debates com líderes da Câmara de Cidades Inteligentes da FIESC e da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), entre outros. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link

Na tarde de abertura, cinco painéis com especialistas em smart cities e entidades do setor público e privado vão debater:

  • meio ambiente.
  • sustentabilidade e energia.
  • mobilidade urbana.
  • desenvolvimento econômico e inclusão social.
  • qualidade de vida e formação de capital humano.
  • inteligência artificial.
  • segurança da informação.

Entre os convidados, representantes de prefeituras, universidades e grandes empresas (Renault, Petinelli Inc, Coringa Segurança e TopMed), além de startups locais, como GoMoov.  

CIDADES ESTÃO "SEDENTAS POR INOVAÇÃO"

Na sexta (10), serão apresentadas as experiências dos living labs, em que as cidades são ambientes de desenvolvimento e testes de soluções urbanas, além de debates sobre a transformação digital no setor público e modelos inovadores de compras para os municípios. Para 

Silvio Zancanaro, presidente do CIGA e prefeito de Campos Novos (SC), a troca de experiências no evento pode complementar as ações da entidade que criou neste ano um projeto específico de ações nesta área, o Smart CIGA. 

O CIGA é o maior consórcio de tecnologia do Brasil e tem 294 municípios associados em SC.

O consórcio também vai se reunir durante o evento com um grupo de contratação de tecnologia dos municípios para tentar tornar os editais mais ágeis e seguros, além de trocar experiência com grupos de transformação digital dos municípios e a Câmara de Cidades Inteligentes da Fiesc.

Marcelino Ito, Superintendente da FEPESE, explica:

"O evento é importantíssimo para os gestores públicos e sociedade, pois apresentará ideias, conceitos, práticas e projetos, com o objetivo de tornar as cidades territórios inovadores, humanos, criativos e sustentáveis, promovendo a eficiência urbana e a melhoria da qualidade de vida para sociedade".

Beto Marcelino, fundador da iCities Smart Cities Solutions, empresa que representa no Brasil a FIRA Barcelona, maior encontro mundial de Cidades Inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, comenta:

“A inovação surge destes encontros de ideias e isso tem que ser feito olho no olho”. 

Ele abre a programação com uma palestra sobre a edição 2021 do evento catalão, na quinta-feira (09):

"É um conjunto de clusters que faz com que a velocidade de criação de cidades inteligentes seja mais rápida. São elementos combinados em prol da qualidade de vida das pessoas e é isso que esperamos de um evento como este".

Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC, diretor de novos negócios no Ágora Tech Park e curador do conteúdo do evento, diz:

“Toda a agenda relacionada ao tema Smart Cities está intimamente ligada à tecnologia, inovação e planejamento, pois investir em tecnologias sem um planejamento tende a ser desperdício de recursos”. 

"Eventos como este trabalham a sensibilização dos gestores - públicos e privados. Ao mesmo tempo, não podemos ficar apenas na sensibilização, é necessário ativar e promover ações e políticas que ajudem, de um lado, gestores públicos a planejar e implementar soluções e tecnologias que auxiliem na gestão das cidades".