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Banco da Família tem melhor nota de qualificação em microcrédito no Brasil

08/11/2021 17:00:00

Banco da Família tem melhor nota de qualificação em microcrédito no Brasil

O Banco da Família, instituição de microfinanças com sede em Lages, passou pela avaliação da MicroRate, principal qualificadora de operadoras de microfinanças da América Latina, e recebeu avaliações A- e 4,5 estrelas

O primeiro resultado é o mesmo obtido antes da pandemia.

Indica a manutenção do status de boa viabilidade institucional a longo prazo e boa capacidade financeira.

O segundo mostra que a instituição tem excelente nível de desempenho social.

Esses índices positivos são consequência dos resultados alcançados pelo Banco da Família referentes ao ano de 2020. 

Única do País que se submeteu à avaliação no primeiro ano da pandemia, a entidade ficou dentre as 19% melhores do mundo na qualificação institucional, permanecendo com a melhor qualificação em microcrédito no Brasil entre as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) independentes deste segmento.  

De acordo com a MicroRate, os fatores de destaque foram: 

  • forte governança corporativa.
  • equipe de gestão de bom desempenho.
  • excelente situação financeira apesar da pandemia.
  • posicionamento meritório.
  • clareza do nicho alvo.

Na qualificação social, a instituição melhorou a marca de 4 estrelas obtida em 2017 para 4,5 estrelas, ficando entre os 5% que atingiram essa classificação. 

Segundo a MicroRate, ações que geram impacto social positivo entre os clientes, colaboradores e a sociedade em geral, foram fundamentais para isso.

LIDERANÇA

Outro resultado que o Banco da Família está comemorando é a manutenção da liderança no ranking da Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (AMCRED-Sul). 

No primeiro semestre de 2021 foram realizadas 12.328 operações com um total de R$ 60.337.413,49 emprestados. 

Um valor 67,86% maior em relação ao segundo colocado.

A presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, comentou:

“É de grande importância conquistar essa nota em um ano de pandemia, quando muitas empresas e negócios fecharam. Expor nossos números à análise de uma qualificadora é constatar que, apesar de todas as dificuldades, conseguimos manter nosso status e isso representa uma grande vitória”.

Isabel destaca que o Banco da Família precisou se adaptar à pandemia:

“Instalamos um comitê de crise e passamos a tomar decisões dia e noite, pois nossos clientes foram os primeiros a serem atingidos pela crise. Não seria justo simplesmente interrompermos nossa atuação. E, mesmo diante de um cenário tão desafiador, tivemos um crescimento de cerca de 30% em 2020”.

“O Banco da Família é uma instituição que busca a excelência e o crescimento de forma intensa por considerar que, com números significativos, irá proporcionar impacto positivo na vida das pessoas através de nossas linhas de financiamento para microcrédito produtivo (capital de giro e investimento) e para compra ou construção de moradia, melhoras em saneamento, agricultura, e também energia solar”.

“Os desafios impostos pela pandemia tiveram reflexo direto no desempenho da nossa instituição, conforme indicam as certificações da MicroRate e da AMCRED-Sul, impactando na continuidade de crescimento na região em 2020”. 

“Porém, mesmo diante de um cenário atípico, seguimos com nosso projeto de expansão e ampliamos nossa presença chegando em Santa Cruz do Sul e Gravataí, no território gaúcho, e em Concórdia e Rio do Sul, em Santa Catarina”. 

“Os próximos locais que devem contar com a nossa presença são outras cidades da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre, Noroeste do Rio Grande do Sul e a região dos Campos Gerais, no Paraná”.