Patrocinado

Trabalho em equipe para minimizar danos pós ciclone extratropical

Trabalho em equipe para minimizar danos pós ciclone extratropical

Foto: GMT


Equipes de diversos órgãos estão atuando para minimizar os estragos causados pelo ciclone extratropical que atinge todas as regiões de Santa Catarina. 

O trabalho segue ao longo desta quarta-feira, 01, pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Celesc e demais secretarias. 

Em boletim atualizado por volta de 9h desta quarta, a Defesa Civil confirmou nove óbitos no Estado, em Chapecó, Santo Amaro da Imperatriz, Três Tijucas, Governador Celso Ramos, Itaiópolis e Rio dos Cedros, uma pessoa ainda está desaparecida em Brusque.

 

Em Blumenau, foram registradas 125 ocorrências.

Grande parte destas foram atendidas pela Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), com auxílio do Corpo de Bombeiros e também da Seterb.

Duas ocorrências de maior impacto aconteceram no bairro Escola Agrícola, a Associação Blumenauense de Acolhimento a Criança e ao Adolescente (Abam) que foi atingida por queda de árvore e destelhamento, e a estrutura do Asilo São Simeão, que teve a ala feminina de enfermaria destruída por destelhamento e queda de galhos de árvores.

A Celesc que teve o maior dano da história da rede elétrica, está trabalhando para recompor 90% do sistema até o final desta quarta-feira.

No total, 1,5 milhão de unidades consumidoras do estado ficaram sem luz.

 

A Defesa Civil, que continua atendendo aos chamados de emergência por meio do telefone 199, 24h por dia, já entregou cerca de 200 kits de lonas para os atingidos, e alerta para os perigos no momento em que faz manutenção na cobertura de casas e comércios que foram destelhados. 

Levando em consideração que a parte estrutural é feita de madeira, havendo um desgaste natural ao longo dos anos, pode estar comprometida e causar acidentes.

 

Previsão para as próximas horas

 

Nas próximas horas, o vento ocorre de forma persistente, com rajadas que podem chegar a 60-80km/h, sobretudo até o meio desta tarde. 

A partir do final da tarde, o vento perde intensidade à medida que o sistema se afasta para alto-mar.



Patrocinado
Patrocinado

Agenda