COMÉRCIO

Volume de vendas no comércio varejista de SC recua 10,1% em agosto

06/10/2021 17:00:00

Volume de vendas no comércio varejista de SC recua 10,1% em agosto

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina sofreu forte queda de 10,1% diante do mês anterior. 

O efeito negativo também ocorreu em nível nacional (-3,1%) e em outras 24 unidades da federação.

A desaceleração das atividades no mês de agosto é reflexo da aceleração dos níveis de preços que corrói o poder de compra dos consumidores. 

Reforça esse cenário o nível de consumo atual das famílias catarinenses, mensurado em pesquisa da Fecomércio SC, que reduziu 17,9% frente a  julho. 

Nesse campo, 90% dos entrevistados afirmam estarem comprando menos que antes. 

A diminuição no consumo acompanha também o menor nível histórico do endividamento das famílias catarinenses, encerrado em 36,5% no mês de agosto.

O vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm, pontua que o mês indica sinal de alerta sobre o ritmo e a manutenção da retomada econômica, mesmo com o avanço da imunização e a reabertura das atividades econômicas.

Apesar da redução, o varejo restrito está 6,3% acima do período pré-pandemia, assim, no acumulado de 12 meses há alta de 5,8%.

 Já o acumulado do ano apresenta ganhos de 4,6% no volume de vendas, enquanto o Brasil o avanço foi de 5,1%,

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o resultado é similar na passagem do mês, já que houve queda de 6,5%. 

No acumulado de 2021, o comércio ampliado cresce 13,6%, acima do resultado nacional (9,8%), direção igual ao comportamento em 12 meses, que segue em alta de 11,6% em Santa Catarina e 8,0% no país.