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IPM Sistemas explica quatro serviços municipais que podem ser acessados online

24/08/2021 10:00:00

IPM Sistemas explica quatro serviços municipais que podem ser acessados online

Pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que 86% dos brasileiros dizem se sentir adaptados ao mundo digital e prontos para aproveitar ofertas de serviços digitais pelo setor público. 

No dia a dia, a tecnologia já permite que diversas demandas sejam atendidas pelas prefeituras via site ou aplicativos, diminuindo o uso de papel e garantindo mais comodidade para os cidadãos. 

Sedi Zanella, gerente de relacionamento da IPM Sistemas, empresa de Rio do Sul especializada em desenvolvimento de sistemas para gestão pública, com atuação no sul, São Paulo e Minas Gerais, comenta que com as informações na nuvem, atualizadas em tempo real, muitas tarefas são realizadas de modo muito mais eficiente. 

A IPM lista quatro serviços municipais que podem ser acessados online.

Confira:

1.IPTU 

O carnê impresso do IPTU que chega às residências via Correios, tende a virar coisa do passado. 

Prefeituras como a de Brusque já permitem a retirada do documento pelo site ou aplicativo. 

O município catarinense começou o processo pouco antes da pandemia, em 2019.

Hoje, tudo pode ser feito no meio digital. 

Em 2021 já foram emitidos 66.604 guias de pagamento de IPTU através do site, praticamente 90% do total. 

O munícipe acessa e paga de onde estiver, sem necessidade de ir a uma repartição pública. 

2.ALVARÁS E ACOMPANHAMENTO DE PROTOCOLOS 

Abrir uma empresa, realizar um evento ou iniciar a construção de um imóvel exige a concessão de um alvará pelo município. 

A tecnologia pode acelerar o processo, que antes levava dias. 

A cidade de Rio do Sul conseguiu reduzir em até 20% o tempo de análise dos processos. 

Além do ganho de velocidade, o cidadão acompanha o andamento das solicitações online. 

3.OUVIDORIA 

A tecnologia possibilita que o cidadão participe ativamente da melhoria da gestão da cidade. 

Cascavel, no oeste do Paraná, por exemplo, permite que o cidadão tenha acesso ao serviço de Ouvidoria pela tela do celular. 

No aplicativo, é possível adicionar fotos e a localização exata de problemas tão variados como a existência de luzes queimadas no sistema de iluminação pública e a necessidade de capina em terrenos baldios. 

O sistema permite maior agilidade na resolução das demandas e menos acúmulo de serviços. 

O morador também é informado por email ou notificação via aplicativo do andamento dos serviços. 

4.PRONTUÁRIO MÉDICO ELETRÔNICO 

Municípios como Castro, no Paraná, utilizam sistemas em nuvem para a gestão da área de saúde. 

A digitalização dos documentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) permite que os médicos tenham acesso a informações atualizadas do paciente em qualquer local de atendimento e facilita o controle, pelos gestores, da disponibilidade de medicamentos. 

Recentemente a cidade recebeu do Ministério da Saúde o selo APS para a paranaense, um reconhecimento à qualidade do atendimento primário.