GERAL

Em Blumenau, governador determina retomada das obras da Via Expressa

19/07/2021 09:00:00

Em Blumenau, governador determina retomada das obras da Via Expressa

O governador Carlos Moisés determinou o reinício das obras do prolongamento da Via Expressa de Blumenau e do viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf, na SC-108. 

Os trabalhos fazem parte do esforço do Governo do Estado para melhorar o acesso norte ao município e a infraestrutura na região como um todo. 

As assinaturas foram realizadas em ato na sede da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), na tarde da última sexta-feira (16).

A retomada do prolongamento da Via Expressa se dará nas proximidades da BR-470. 

No ato, o governador também oficializou a destinação de R$ 2 milhões para a Associação Renal Vida

Foram prestadas contas sobre os investimentos já assegurados para o município.

BR-470

Outro investimento importante para a região diz respeito à BR-470. 

O governador Carlos Moisés colocou R$ 200 milhões à disposição do Governo Federal para finalizar os lotes 1 e 2 da rodovia. 

O aporte foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

A efetivação do repasse depende apenas do aval do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

Durante o ato, lideranças empresariais e políticas da região manifestaram o desejo de ver este encaminhamento definido o quanto antes. 

Os recursos são resultados de economias feitas pelo Governo do Estado na gestão desde 2019, em ações como revisão de contratos e melhorias nos processos licitatórios.

Participaram dos atos os deputados Ricardo Alba e Maurício Eskudlark, o presidente da Acib, Renato Medeiros, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, o presidente da Câmara de Blumenau, Egídio Beckhauser, os secretários de Estado André Motta Ribeiro (Saúde), Thiago Vieira (Infraestrutura), Juliano Chiodelli (subchefe da Casa Civil), Lucas Esmeraldino (Articulação Nacional), João Cavallazzi (Comunicação), prefeitos da região, vereadores e comunidade em geral.

O governador Carlos Moisés comentou: 

“Nós elegemos a infraestrutura como uma prioridade porque ela gera um círculo virtuoso, possibilitando o desenvolvimento das regiões e permitindo mais investimentos nas outras áreas essenciais”. 

"Melhoramos a gestão e revisamos contratos, fizemos economias, tudo para ter recursos para investir no que é necessário. Os resultados já estão aparecendo".

O presidente da Associação Empresarial de Blumenau, Renato Medeiros, ratificou:

"A Acib apoia a decisão que tomamos em conjunto, na semana passada, de aplicar recursos nos trechos 1 e 2. No que for preciso para chegar a um entendimento com o Governo Federal, estamos juntos".

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, detalhou:

“O Governo do Estado trabalhará para viabilizar as obras ao longo de todo o trecho, enquanto a empreiteira contratada executa os trabalhos nos três quilômetros a partir da BR-470”. 

“Com as equipes em campo, faremos levantamentos quanto à sondagem do solo e questões ambientais para avançar na obra. Este é o nosso compromisso”.