EDUCAÇÃO

Blumenau integra parceria com Universidade de Brasília para gestão da Educação Básica

16/04/2021 15:10:00

Blumenau integra parceria com Universidade de Brasília para gestão da Educação Básica

O prefeito Mário Hildebrandt e os secretários de Gestão Governamental (Segg), Paulo Costa, e Educação (Semed), Patrícia Lueders, participaram nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, do lançamento nacional do projeto Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança. 

O projeto consiste em uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Brasília (UnB) para auxiliar estados e municípios na gestão da rede de Educação Básica durante e após a pandemia.

A Prefeitura de Blumenau foi uma das pioneiras no Brasil a assinar um termo de cooperação técnica com a UnB em 2019 para utilizar o Sistema de Informação e Gerenciamento de Custos ao Setor Público (Sicgesp), desenvolvido pela universidade. 

Agora, por meio dessa nova parceria com o MEC, o município se unirá a outras 3 mil cidades brasileiras, na utilização do novo sistema voltado para a Educação Básica de forma gratuita, até o ano de 2022.

O sistema permite o acompanhamento de dados e emissão de relatórios que possibilitarão, no âmbito da Educação Básica, conhecer os custos detalhados por escola e por aluno. 

Blumenau já adota medidas similares para o gerenciamento de custos, como a revisão mensal de custos da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) e na própria Secretaria de Educação. 

A prefeitura também utiliza a metodologia de fluxo de caixa para otimização da gestão fiscal e orçamentária do município.

No caso Sala de Situação da Educação Básica, a implementação será executada pelas Secretarias de Gestão Governamental e Educação, com o apoio do Laboratório de Inteligência Pública da UnB, que também continuará com o trabalho de acompanhamento e suporte para a consolidação do sistema de custos no município. 

O prefeito Mário Hildebrandt avaliou:

"A Educação é uma das maiores pastas do Poder Público e que tem mais demandas, por conta das unidades de educação infantil e básica”. 

“Quanto mais conseguirmos melhorar essa gestão, melhor será a utilização dos recursos públicos”.

“Consequentemente, maiores serão nossos investimentos e melhores os resultados que teremos. E essa deve ser sempre a missão de um gestor público”.





Paraguai amplia regime de maquila e inclui serviços de valor agregado

A nova legislação beneficia empresas brasileiras interessadas em produzir em solo paraguaio



Incorporadoras de Balneário Camboriú apostam em IA para acelerar vendas e preparar novo lançamento

R21 e A10 somam R$ 1 bilhão em VGV e trazem Rafael Galdino para treinamento prático de Inteligência Artificial voltado ao mercado imobiliário



Custo médio de vida do catarinense é de R$4.180 por mês, revela Serasa

Santa Catarina é o quarto estado com o maior custo de vida



Karsten amplia presença industrial na América Latina com inauguração de unidade no Paraguai

Primeira fábrica fora do país inicia atividades em março como parte de um plano estruturado de crescimento