INOVAÇÃO

Avançam as ações para criação do Distrito de Inovação de Blumenau

29/03/2021 15:00:00

Avançam as ações para criação do Distrito de Inovação de Blumenau

Na última sexta-feira (26), o Grupo de Trabalho criado para conduzir a execução do projeto de implantação do Distrito de Inovação de Blumenau (DIB) esteve reunido novamente para apresentar o andamento de algumas ações.

Uma delas é a criação do site e rede sociais do Distrito, que deve, ir ao ar no próximo mês.

O DIB é um projeto colaborativo que envolve diversos atores do ecossistema de inovação da cidade, como Furb, Instituto Gene, Centro de Inovação de Blumenau, Acib, Blusoft, Ampe, além da própria Prefeitura. 

Estes são os agentes principais no projeto, articulando três eixos prioritários: inovação urbana, econômica e social, ligando vários atores sociais e econômicos e implementando suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade.

O objetivo do DIB é construir o conceito, as diretrizes, o formato, a delimitação, os objetivos e os recursos envolvidos necessários para o desenvolvimento de uma cidade ideal. 

A exemplo do @22Barcelona e Vale do Silício, o DIB pretende estudar, compreender e potencializar sua realidade e características, buscando uma identidade e caminho próprio em termos de economia criativa e do conhecimento, uso e ocupação do espaço, colocando as pessoas, suas necessidades e expectativas em primeiro plano.

Está em andamento também uma pesquisa para coletar informações sobre a percepção da população em relação ao Distrito, que está sendo aplicada com colaboradores de uma empresa localizada no recorte territorial estipulado para ser o núcleo central da inovação em Blumenau. 

O território escolhido compreende parte dos bairros Itoupava Seca e Victor Konder, no qual se encontra inserido o Centro de Inovação Blumenau, a Furb, o Instituto Gene, a Blusoft, a Fundação Fritz Muller, o Senai, o Oficina Café Coworking, indústrias de grande porte como a Cremer e a Altona, escolas, vários comércios e serviços, além de um alto índice de residências.

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS EM TI

Fundado em 1992, o Blusoft é a entidade que congrega as empresas do setor tecnológico de Blumenau e região.

É integrada por associadas de todos os portes, entre elas algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, como Senior, Benner, HBSIS Ambev, Philips e T-Systems, além de diversas startups.

A entidade promove diversas ações de integração, networking e geração de negócios, além de defender pautas relacionadas ao desenvolvimento do setor.

Venha interagir e crescer com as empresas mais inovadoras do mercado!

www.blusoft.org.br

(47) 3323-3598