SUSTENTABILIDADE

Ciser investe em ações de economia e reuso de água

22/03/2021 11:30:00

Ciser investe em ações de economia e reuso de água

A Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina e destaque no fornecimento de soluções para indústrias de diversos segmentos, vêm realizando ações para economia de água em suas unidades fabris.

Na unidade de Araquari, a empresa coleta água da chuva de uma área de 10 mil m², armazenando-a para uso posterior, com reserva total de 270 mil litros. 

As águas da chuva fornecem 35% de toda a água consumida na unidade.

No mesmo período do ano anterior a proporção era de 23%. 

Apenas nos dois primeiros meses de 2021, o reuso de águas tratadas e a captação de água da chuva da unidade fabril propiciaram a economia de mais de 2 milhões litros de água potável. 

Em 2020, foram realizadas melhorias na rede de distribuição de água da chuva, possibilitando o uso para limpeza geral do piso da fábrica e para atender todas as torres de resfriamento.

Anteriormente, a empresa já usava essa água também para reserva técnica de incêndio, rega de jardins, descarga de banheiros, abastecimento de lavadores de gases e para parte da linha de decapagem. 

A Ciser também protege cerca de 10 mil hectares de Mata Atlântica.

É uma região de florestas nativas onde se localizam as principais nascentes do rio Quiriri, que fornecem 17% da água consumida em Joinville, onde fica a sede administrativa da empresa. 

Anderson Almeida Rudinick, analista ambiental da Ciser, que integra o comitê H2O, voltado para projetos de uso consciente da água dentro da Ciser, evidencia:

“Além da coleta de água da chuva, também reutilizamos a água tratada na Estação de Tratamento da decapagem”. 

“Toda a água resultante do tratamento é reutilizada nos processos, o que corresponde a 8% da água usada na fábrica. Investimos para que preservemos hoje o nosso amanhã”.