AÇÕES SOCIAIS

Projeto Caixa Solidária realiza coleta permanente de roupas em bom estado para doação

12/04/2024 14:00:00

Projeto Caixa Solidária realiza coleta permanente de roupas em bom estado para doação

A Rede Cooper expandiu o Projeto Caixa Solidária, iniciativa dedicada a arrecadar roupas, calçados, acessórios, meias, bonés, gorros, toalhas, lençóis e outros tipos de tecidos, para aqueles que mais necessitam, para mais 10 filiais em abril. 

Estrategicamente posicionadas em locais movimentados, essas caixas se tornam pontos de coleta permanentes, facilitando a participação das pessoas nessa causa. 

A equipe da Associação Caixa Solidária realiza a coleta das doações, as quais passam por uma triagem cuidadosa, garantindo que apenas as peças em boas condições sejam distribuídas.

 Inicialmente presente nas lojas Cooper Super Garcia e Cooper Super Água Verde, em Blumenau, o projeto agora está disponível em outras unidades, incluindo a Cooper Super Itoupava Norte Blumenau, Cooper Super Vila Nova Blumenau, Cooper Super Mafisa Blumenau, Cooper Super Ibirama, Cooper Super Centro em Indaial, Cooper Atacarejo Joinville, Cooper Super Água Verde Jaraguá do Sul, Cooper Super Barra Jaraguá do Sul, Cooper Super Rodeio e Cooper Super Timbó.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 

Além de ajudar quem precisa, as caixas solidárias também proporcionam benefícios socioambientais, pois os materiais que não podem ser reutilizados são devidamente reciclados, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Inclusive, essa abordagem rendeu ao projeto o reconhecimento do Instituto Lixo Zero Brasil como o melhor na categoria de reciclagem e reutilização têxtil em todo o país, destacando o seu impacto positivo.

Thais Weege, coordenadora da Organização do Quadro Social da Rede Cooper, explica:

“Essa iniciativa é mais um reflexo do nosso sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Ao promover a inclusão social e a valorização dos indivíduos, contribuímos para tornar a sociedade mais justa e igualitária". 

“O diferencial das caixas solidárias é a possibilidade de doação permanente, garantindo que a solidariedade esteja sempre ao alcance de quem deseja contribuir”. 

"Portanto, toda vez que você tiver doações em boas condições e estiver em dúvida sobre onde levá-las, encontrará a opção da caixa solidária em cada vez mais filiais da nossa cooperativa”.

“Convidamos todos a participarem dessa iniciativa. Juntos, podemos ser agentes de mudança, fazendo a diferença na vida daqueles que enfrentam dificuldades, ao mesmo tempo em que promovemos ativamente a sustentabilidade em nossa comunidade”.