INOVAÇÃO

SCMC lança novo programa de inovação aberta para instituições de ensino superior

18/03/2024 13:00:00

SCMC lança novo programa de inovação aberta para instituições de ensino superior

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) lançou seu novo programa de inovação aberta para instituições de ensino superior.

Intitulado Sandbox Amanhã, o novo projeto de inovação aberta promovido pelo SCMC visa selecionar alunos da área de tecnologia da informação para solucionar os desafios das indústrias que fazem parte da plataforma SCMC.

Durante 10 meses, O SCMC oferecerá gratuitamente workshops, visitas técnicas, mentorias e muito conteúdo exclusivo para apoiar tanto o aprendizado prático dos alunos, e também para apoiar o desenvolvimento de novas startups. 

Com foco em problemas reais, os participantes terão a oportunidade de escolher desafios alinhados com as demandas do mercado e desenvolver soluções inovadoras ao longo de quatro etapas.

O projeto liderado por Leonardo Anésio oferece uma abordagem prática e flexível, incentivando a aprendizagem e o desenvolvimento de novas tecnologias. 

Com expertise em projetos de inovação aberta, Anésio atualmente é doutorando em Administração, e pesquisa especificamente o fenômeno da inovação e sua dinâmica em nível territorial. 

Além de atuar como professor em uma instituição de ensino, também contribui em projetos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a inovação e empreendedorismo. 

Leonardo destaca: “Como coordenador do projeto, o objetivo é fortalecer a sinergia entre as empresas e instituições de ensino, e resultar esses esforços em impactos tangíveis para a indústria. Além de oportunizar a colaboração entre indivíduos com habilidades diferentes e complementares.” finaliza.

Desde 2004, quando ainda não era latente o conceito Inovação Aberta, o que sempre movimentou a plataforma foram os projetos com as universidades do Estado. 

Nesses quase 20 anos, o SCMC investiu todos os anos em capacitação, experiências e oportunidades para alunos, professores e coordenadores dos cursos de moda, design e engenharia têxtil. 

Para 2024, vamos dar continuidade no projeto com os cursos citados acima a partir do 2º semestre. Neste primeiro momento do ano, estamos focando no Sandbox Amanhã, visando os cursos de tecnologia, que hoje já é um departamento transversal dentro da indústria.” comenta Fernanda Rickmann - Gestora de Projetos do SCMC. 

Em uma região reconhecida pela intensidade da indústria têxtil, o programa se torna um agente transformador. 

A integração de alunos de todo o estado em torno do desenvolvimento de novas ideias no segmento da moda, não apenas elevam o potencial criativo dos participantes, mas também fortalecem as empresas locais e a economia regional. 

Desta forma, a aproximação estratégica com o mercado não apenas cria oportunidades para os estudantes, mas também injeta vitalidade no setor têxtil da região.

O projeto está com as inscrições abertas 31 de março, que podem ser realizadas através do site scmc.com.br/sandbox-amanha/.

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br