GERAL

Sindilojas Blumenau ajuíza ação contra o Facebook

15/10/2021 16:00:00

Sindilojas Blumenau ajuíza ação contra o Facebook

O Sindilojas Blumenau, sindicato do comercio varejista que representa as empresas de 10 municípios da região de Blumenau, ingressou com uma ação judicial exigindo a reparação de danos contra o Facebook, dono das redes sociais Instagram e WhatsApp.

A ação é motivada pela falha na prestação de serviços ocorrida em 4 de outubro deste ano, momento em que todos as redes sociais da empresa Facebook ficaram fora do ar desde as 13hs até o início da noite.

A falha acarretou prejuízos aos lojistas associados em seus negócios, especialmente aqueles que dependem dos meios virtuais para promoverem suas vendas e interagir com os clientes. 

O advogado Pedro Cascaes Neto, sócio da Cascaes, Hirt & Leiria Advocacia Empresarial, banca de advogados que representa o Sindilojas, esclareceu:

“A apresentação desta ação coletiva, visa ressarcir os lojistas associados, pelos prejuízos que tiveram com a falha nos serviços prestados pelo Facebook, mormente se considerado que hoje em dia, muitos negócios se dão por meio eletrônico e, em alguns casos, até mesmo exclusivamente pela internet, tendo por base as redes sociais”. 

"O Código de Defesa do Consumidor tem previsão para o ajuizamento de ações coletivas em defesa dos consumidores, através de entidades, como é o caso do Sindilojas.”.

Por sua vez, o presidente do Sindilojas Blumenau, Emilio Schramm salientou:

“Nosso sindicato jamais se omitirá em defender os interesses dos lojistas, fazer crescer o comércio, e não permitir que quaisquer prejuízos causados a estes passem impunes”. 

"Queremos uma economia pujante, em que todos os atores do mercado cumpram o seu papel, inclusive os mega conglomerados digitais.”.