TECNOLOGIA

Conheça 5 tecnologias catarinenses acessíveis para quem quer modernizar seu negócio

05/10/2021 15:10:00

Conheça 5 tecnologias catarinenses acessíveis para quem quer modernizar seu negócio

Após o recorde de novos negócios no último ano por conta da pandemia, o número de micro e pequenas empresas (MPEs) continua crescendo no país.

Só no primeiro semestre de 2021, foram abertos mais de 2 milhões de empreendimentos deste porte, o maior número do período desde 2015,  segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Para se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo, a inovação tem sido uma das principais estratégias adotadas pelas empresas. 

Neste Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas (5/10), confira cinco tecnologias acessíveis para quem quer modernizar seu negócio:

1 - AUTOMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Apostar em uma ferramenta capaz de automatizar o controle de finanças é uma boa alternativa para quem quer começar a utilizar a tecnologia, considerando que a má gestão financeira é um dos principais motivos para fechamento de MPEs. 

Além do gerenciamento mais eficiente, a automação reflete em benefícios como melhora no planejamento, na segurança e na produtividade do negócio.

Essa gestão de pagamentos e cobranças é um dos pilares do Asaas, de Joinville, que oferece serviços digitais focados em micro e pequenas empresas há quase 10 anos.

Também permite a emissão de notas fiscais, a consulta e negativação de clientes via Serasa e a antecipação de recebíveis, com um valor pensado para o micro e pequeno empreendedor.

Um exemplo é a ferramenta para cobranças automatizadas, que envia lembretes e faz ligações de voz alertando sobre o vencimento dos pagamentos. 

O recurso já ajudou a diminuir em até 50% a inadimplência entre clientes do Asaas e custa R$0,55 por ligação.

Piero Contezini, fundador e CEO da Asaas, explica:

“Nosso objetivo é ajudar os negócios a crescerem com o melhor custo-benefício. Não temos mensalidades ou taxas de adesão; só é preciso pagar pelos serviços que efetivamente são utilizados”.

2 - SOFTWARE PARA GESTÃO DO NEGÓCIO

Para ajudar na administração de empresas, especialmente as pequenas varejistas, softwares de gestão são essenciais. 

O Clipp360, ferramenta da Compufour Zucchetti, de Concórdia, por exemplo, dinamiza o acesso a documentos e integra serviços, acelerando os processos administrativos e facilitando o gerenciamento do negócio — que  pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento, já que funciona na nuvem.

O Clipp360 pode contar também com um e-commerce próprio e integrado a ele, onde os pedidos são lançados de maneira instantânea.

 Marcio Bellini, Diretor de Desenvolvimento, explica:

"O Clipp360 nasceu para dar toda a mobilidade que o varejo de hoje necessita, trazendo nele recursos simples e de fácil utilização”. 

“O sistema possui a emissão de NFCe em um ponto de venda, fazendo com que o usuário do software tenha maior clareza, facilidade e agilidade no preenchimento destes documentos”.

3 - GERENCIAMENTO DE PEDIDOS NO DELIVERY

O percentual de comércios que aderiram aos serviços de entrega passou de 54% para 66% depois da pandemia, segundo dados do Sebrae e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Para os pequenos empreendedores, a solução amplia as oportunidades de vendas com um novo canal online, além de proporcionar uma melhor experiência ao consumidor com entrega rápida, permitindo aumentar a receita de restaurantes, bares, mercados, farmácias, pet shops e empresas de água e gás. 

Pedro Judacheski, CEO e sócio fundador da Delivery Much, aplicativo de delivery que atua no interior do Brasil, com sede em Blumenau, comenta:

“Muitos negócios de pequeno porte, principalmente no interior, ainda funcionam de forma manual, no papelzinho”. 

“Por isso, é importante oferecer tecnologias acessíveis, intuitivas e de fácil aplicação para digitalização”. 

"Ao aderir um aplicativo que funciona como marketplace, o empreendedor tem acesso a um software de gerenciamento de pedidos, pagamentos e entregas em uma única ferramenta, além de suporte para implantar a solução". 

4 - REDES ASSOCIATIVAS

Muitos empresários não sabem que é possível contar com a tecnologia no dia a dia por meio do associativismo.

As redes associativas, que reúnem empreendedores com objetivo de ganhar competitividade e ter mais chance de crescimento, além de acesso a novos mercados por meio da compra conjunta, são um exemplo de entidade que pode facilitar o acesso à tecnologia para os pequenos negócios, já que ela se torna muito mais viável quando os custos são fracionados. 

Empresa pioneira no segmento, a Área Central, de Rio do Sul, além da aquisição de tecnologia e de outros serviços — como marketing e logística —, também permite a troca de experiências entre os integrantes da rede. 

Para o CEO, Jonatan da Costa, o associativismo empresarial também apresenta benefícios como:

  • redução dos custos operacionais.
  • acesso a novos mercados.
  • marca coletiva.
  • estratégias de marketing coletivas.
  • conceito de lojas com padronização de fachadas e de atividades internas.
  • troca de experiência e boas práticas.
  • tecnologias para gestão compartilhada.
  • capacitação pessoal e parcerias estratégicas.

5 - CONTRATAÇÃO DE SISTEMA FINANCEIRO POR FRANQUIA DE SERVIÇOS

A modernização do sistema financeiro nacional, impulsionada por iniciativas como Pix e open banking, deve incentivar a criação de pequenos bancos digitais e fintechs. 

A implementação de um sistema de banking as a service por essas empresas não precisa ser necessariamente cara e demorada. 

A contratação por franquia de serviços é uma solução para que elas tenham à disposição todos os módulos de um sistema, sem a necessidade de grandes investimentos. 

A CashWay, techfin com sede em Florianópolis, usa o modelo para oferecer um melhor custo-benefício para os clientes. 

De acordo com Felipe Santiago, CEO da CashWay, a cobrança é feita sobre o volume de transações que aconteceram durante o mês. Ou seja, o cliente só paga por aquilo que usa:

“Neste modelo nós estamos crescendo junto com nossos usuários, o sucesso deles vai gerar o sucesso da CashWay”. 

“Por exemplo, se fecharmos um cliente e não o engajarmos, o resultado será um baixo número de transações, o que não irá gerar receitas suficientes para a CashWay”.