SERVIÇOS

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

27/09/2021 15:00:00

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

A retomada econômica impulsionada pelo avanço da vacinação em massa no Brasil gerou um crescimento na procura por emissão e renovação de passaportes em Itajaí e região. 

No primeiro semestre de 2021, o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal localizado no Itajaí Shopping registrou um salto de 35% nas solicitações em relação ao segundo semestre de 2020.

O agente responsável pelo Posto da Polícia Federal no empreendimento, Rafael Costa Firpo, explica que a emissão do documento deve ser agendada exclusivamente pelo site da Polícia Federal no https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do com tempo médio de espera de 5 dias para o atendimento presencial.

Após o comparecimento do requerente ao posto do Itajaí Shopping, o documento leva em torno de 6 dias úteis para ficar pronto.

Para garantir a segurança do público e dos agentes, a Polícia Federal segue à risca os protocolos de saúde determinados pelos decretos governamentais, incluindo uso de máscaras e luvas descartáveis, distanciamento mínimo, e disponibilização de álcool gel em todas as mesas de atendimento e na entrada da sala de espera.

PROCURA POR VISTOS 

De forma gradual, o público também começa a procurar pelo serviço de assessoria especializada em emissão de vistos. 

No Itajaí Shopping, a Resolv Vistos atende quem necessita de apoio para obter a permissão de entrada em países como Estados Unidos e Canadá.

Há 20 anos no mercado, a empresa ajuda os viajantes a montarem todo o processo, incluindo o preenchimento do formulário nas normas que o consulado exige, o agendamento da entrevista, a análise do perfil, a lista de documentos, dicas e instruções para a entrevista, e o acompanhamento da chegada do passaporte com o visto. 

Em caso de renovação para os Estados Unidos (vistos vencidos a menos de 48 meses) não é necessário que o passageiro se apresente para a entrevista no consulado americano. 

Em caso de famílias, é possível agendar as entrevistas de uma só vez, o que também pode facilitar a aprovação do visto, dependendo do caso. 

Segundo Bruna Oliynik Torneiro, sócia proprietária e consultora de vistos consulares da Resolv, o primeiro passo é fazer ou renovar o passaporte e verificar se o país pretendido exige o visto. 

No caso do visto americano, por exemplo, o caminho inclui preencher o formulário DS-160, pagar a taxa consular no valor de 160 dólares, agendar a entrevista no consulado dos Estados Unidos (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife), separar os documentos e comparecer no dia agendado para entrevista. 

A rede de serviços do Itajaí Shopping conta ainda com a ShopTur, agência de viagens para compra de passagens nacionais e internacionais, e a Confidence Câmbio, que atende a demanda de viajantes para diferentes destinos com troca de moedas como dólar, euro e pesos, além de transferências internacionais.