Patrocinado

Blumenau registra dois novos casos de febre amarela

Blumenau registra dois novos casos de febre amarela

Foto: Eraldo Schnaider


A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) registrou na última semana mais dois casos febre amarela confirmado no município.

São dois pacientes homens, moradores dos bairros Itoupava Central e Passo Manso, sendo um de 31 e outro de 37 anos e que não tiveram a confirmação da realização da vacina que protege contra a doença. 

Desde o início do ano, Blumenau já imunizou mais de 30 mil pessoas contra a febre amarela. 

A vacinação segue sendo realizada nas salas de vacina do município, apesar da suspensão pelo Ministério da Saúde da vacinação de rotina por conta da pandemia do coronavírus. 

A vacina da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos, e no novo esquema de vacinação definido pelo MS a partir de 2020, prevê ainda que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. 

Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação.

 

Em 2020, os maiores índices de epizootias foram registrados nos bairros Itoupava Central com 40 casos, sendo seis confirmando morte por febre amarela, e na Vila Itoupava com 22 casos, com nove mortes de macacos por febre amarela.

A morte do primata é um indicativo da circulação do vírus na região e quando ocorre, a Semus realiza ações de vacinação contra a febre amarela nas residências próximas do local onde o animal foi encontrado. 

Esse é um procedimento constante, que segue protocolo do Ministério da Saúde (MS), chamado de bloqueio vacinal.

 



Patrocinado
Patrocinado

Agenda

Destaque Empresarial