EVENTOS

UniSociesc realiza o primeiro Hackathon Social gratuito de Blumenau

06/09/2021 11:00:00

UniSociesc realiza o primeiro Hackathon Social gratuito de Blumenau

O Centro Universitário UniSociesc, promove entre os dias 17, 18 e 19 de setembro, o primeiro Hackathon Social de Blumenau. 

O evento, promovido em conjunto com a Fábrica Incubadora Social, Prefeitura e Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC) e de Desenvolvimento Social (SEMUDES), é totalmente online e gratuito, e busca levar a resoluções para problemas reais da cidade. 

Para participar, basta fazer a inscrição neste link, até o dia 12 de setembro. 

É preciso formar uma equipe de quatro a seis pessoas com, pelo menos, dois desenvolvedores, um designer e um especialista na área de negócios, para casos de problemas sociais. 

O público-alvo são alunos de graduação e pós-graduação, egressos e profissionais do mercado, especialmente das áreas de Tecnologia, Gestão, Design e Comunicação.

Durante a imersão no fim de semana, as equipes inscritas vão desenvolver, validar e apresentar saídas a desafios reais que a cidade e a comunidade enfrentam. 

No evento, os alunos participarão de palestras e mentorias com profissionais renomados nas áreas de negócios e inovação.

Os participantes devem apresentar soluções digitais dos serviços prestados diretamente ao cidadão nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e de Desenvolvimento Social. 

Serão disponibilizadas 100 vagas, por ordem de inscrição, com direito à lista de espera, sendo que as vagas serão distribuídas entre as áreas de design, tecnologia e negócios. 

Segundo o presidente da Fábrica Incubadora de Impacto Social, Rodrigo Peter Schilling, a iniciativa foi pensada como uma parceria em conjunto com a UniSociesc e Prefeitura, já que a empresa tem como propósito incubar projetos de cunho social que estejam ligados aos 17 Objetivos De Desenvolvimento Sustentável - ODS, da ONU

Este projeto das Nações Unidas tem como meta unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável que deve ser cumprida até 2030. 

Rodrigo Peter Schilling afirma:

“Temos como premissa que a inovação é dinâmica e sustentável a partir da articulação entre três atores sociais: universidade, iniciativa privada e setor público. Decidimos nos unir para criarmos, em conjunto, soluções para problemas do dia a dia de Blumenau, além de deixar um legado enquanto empresa sediada na cidade”. 

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UniSociesc, Arquelau Pasta, afirma:

“A experiência da troca de ideias e o compartilhamento de feedbacks vindo de outras esferas auxilia na formação prática e real dos nossos acadêmicos, além de gerar uma rede pessoal de cooperação e networking”.

 “Esse é o primeiro evento realizado por entidades privadas e públicas, que tem como foco exclusivo negócios ou projetos sociais. Estamos inovando neste quesito para levar à cidade o melhor dos nossos profissionais”.

“A finalidade é desafiar a sociedade, estudantes universitários e profissionais com conhecimentos variados para resolver problemas reais, e o evento permite a criação e a cocriação de ideias eficientes para atingir esse fim”.