TECNOLOGIA

ACATE e SENAI abrem novas turmas para formação de desenvolvedores com 30 bolsas integrais

03/09/2021 15:00:00

ACATE e SENAI abrem novas turmas para formação de desenvolvedores com 30 bolsas integrais

Um levantamento recente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) apontou que devem ser abertas 16,6 mil novas vagas na área de TI até 2023 em Santa Catarina. 

Mais da metade dessas oportunidades (56%) será para programadores. 

Para atender a essa demanda crescente, a ACATE e o SENAI abriram o processo seletivo para duas novas turmas do DEVinHouse, programa de formação de desenvolvedores.

Nesta edição, são 90 vagas disponíveis, com 15 bolsas de estudo integral, por turma, para pessoas que comprovem carência financeira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 17 de setembro, neste link

Um dos diferenciais desse programa é que em cada turma há garantia de, pelo menos, 15 alunos contratados pelas empresas patrocinadoras. 

Nesta edição são Way2 Tecnologia, Pixeon, Paradigma e Softplan. 

As aulas online das duas turmas começam dia 18 de outubro.

O DEVinHouse tem duração de nove meses, sendo três meses por módulo. 

A dedicação é de, aproximadamente, 25 horas por semana entre aulas, atividades e vivências.

O programa teve início em novembro de 2020, com uma turma patrocinada pela Softplan. 

Foram 800 inscritos na primeira edição e, dos 40 alunos, 12 foram contratados pela companhia. 

Neste ano, já foram abertas mais três turmas, com patrocínio da Conta Zap, Teltec Solutions, BRy Tecnologia, Involves e PariPassu. 

Podem se inscrever pessoas com ensino médio completo de qualquer lugar do país. 

Além disso, é necessário ser aprovado no processo seletivo.

BOLSAS INTEGRAIS

Para cada turma do DEVinHouse estão previstas 15 bolsas de estudo integrais, sendo dez do SENAI e cinco proporcionadas pelo lucro da venda do livro “Ponte para a Inovação: como construir um ecossistema empreendedor”. 

O livro é um guia completo com uma visão prática para o desenvolvimento de ambientes que favoreçam e fomentem a inovação no Brasil, principalmente fora dos grandes centros econômicos. 

A construção da obra foi viabilizada a partir dos patrocínios da CTG Brasil, Engie, Únilos Cooperativa de Crédito, ArcelorMittal e Invisto, com o apoio da ACATE e do Sebrae Santa Catarina. 

Todo o lucro obtido com o livro, incluindo a venda de exemplares, será destinado a projetos de formação de talentos na área da tecnologia na Grande Florianópolis, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon, reforça:

“O setor de tecnologia está em plena expansão em Santa Catarina, com milhares de vagas abertas e a grande demanda é para desenvolvedores de softwares". 

“O DEVinHouse é uma excelente oportunidade para jovens talentos e para quem quer pivotar a carreira. Quem se dedicar e tiver um bom desempenho terá emprego garantido nas empresas madrinhas a partir do sexto mês de curso”. 

"Com mais essas duas turmas, encerramos esse primeiro ciclo do programa em 2021, com a formação de 225 desenvolvedores”.

O gerente do Centro de Educação Digital do SENAI-SC, Fabiano Bachmann, afirma:

“O DEVinHouse é um projeto importante para fortalecer o posicionamento do SENAI como um dos maiores desenvolvedores de talentos no setor de TIC do país". 

“Dentre os diferenciais do projeto, destaco a parceria entre o SENAI e as empresas para o desenvolvimento do currículo e também para a operação do programa, o que faz com que nosso estudante tenha aulas com profissionais que atuam no mercado e focado nas tecnologias que irão utilizar no dia a dia profissional”. 

"O curso é 100% digital e focado na prática com resolução de problemas reais e ainda permite ao estudante receber a mentoria de um DEV sênior e vivenciar a cultura da empresa parceira”.