Patrocinado

Vacinação contra gripe: Veja como agendar para os idosos

Vacinação contra gripe: Veja como agendar para os idosos

Foto: Agência Brasil


Começa hoje a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Em Blumenau, a vacinação inicia com a imunização de idosos em casas asilares, além dos trabalhadores de saúde em seus locais de trabalho.

Nas unidades de saúde só deve iniciar na quinta-feira, dia 26.

A vacina é contraindicada para pessoas e idosos com doenças febris agudas e história de alergia a ovo e sua aplicação não acarreta sintomas gripais.

 

Para evitar aglomerações durante a vacinação e diminuir o risco de contágio do Covid-19, a Secretaria de Saúde adotará uma estratégia de descentralização nos Ambulatórios Gerais.

Microônibus serão utilizados para a vacinação, mantendo esse público fora das unidades de saúde, sem contato com demais pacientes doentes.

As Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) que possuem salas de vacina também participam da campanha, com medidas de prevenção e distanciamento.

Outra medida adotada para reduzir o contato social e possível contágio de coronavírus será o agendamento de vacinação para idosos.

O agendamento poderá ser feito atravéz deste site.

Qualquer pessoa com o CPF do idoso poderá agendar para ele.

 

O agendamento também será possível ligando nas ESFs com salas de vacina.

Ainda como forma de prevenção, a Secretaria de Saúde irá limitar o atendimento para a vacina da Influenza para até 100 pessoas por dia nos AGs e até 50 pessoas por dia nas ESFs, com prioridade para os agendamentos.

Os AGs que receberão os veículos são dos bairros Badenfurt, Velha, Escola Agrícola e Itoupavas.

No ambulatório do bairro Centro, a vacinação ocorrerá no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher(CAISM), no bairro Garcia, a vacina será aplicada na sede da Intendência Municipal e no AG Fortaleza, no Centro Social localizado ao lado da unidade.

Em Blumenau, a estimativa é atender, neste período inicial, a um público de 41 mil pessoas. 

Essas medidas poderão ser alteradas  no  decorrer  da  campanha,  conforme  mudanças  no cenário da COVID-19. Todas as informações serão repassadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Blumenau.

 

Esta é a primeira etapa da campanha, e mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes.

A segunda terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança.

E a terceira etapa, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). 

Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários.

Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.


Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o fimde março.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

 

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus.

No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.



Patrocinado
Patrocinado

Agenda