ARTIGO

A cloud computing como base para a transformação digital

25/08/2021 17:00:00

Artigo por Rodrigo Luchtenberg, diretor de Serviços e Tecnologia da Flowti

A cloud computing como base para a transformação digital

Por Rodrigo Luchtenberg

Diretor de Serviços e Tecnologia da Flowti, empresa de Blumenau especialista em criar e manter ambientes de TI para negócios de missão crítica

 

A crise mundial causada pela pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para gestores e empresários de todo o mundo. 

Um deles foi se adaptar aos novos modelos de trabalho, estabelecidos para evitar a propagação do vírus.

Em virtude das medidas de distanciamento físico, pequenas, médias e grandes companhias dos mais diversos setores da economia mundial, se viram pressionadas a introduzir a discussão sobre transformação digital, para manter a produtividade, competitividade e até mesmo a sobrevivência de seus negócios.

Hoje, soluções em nuvem, por exemplo, já não são mais o futuro e, sim, o presente. 

Os modelos de negócio estão evoluindo e a cloud computing vem para suportar essa evolução. 

De acordo com o levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o investimento em cloud computing foi um dos que mais se destacou no último ano, com um aumento de 165% em relação a 2019, e 127% em infraestrutura.

O motivo é simples. A computação em nuvem proporciona mais agilidade, redução de barreiras, facilidade de disposição e escalabilidade, segurança e economia, atendendo rapidamente às necessidades do negócio. 

Além disso, proporciona mais flexibilidade para usar sistemas ou arquivos de qualquer lugar com excelentes soluções de backup, dando mais segurança para o negócio. 

Com a opção pela cloud, os negócios têm a escalabilidade, ou seja, a opção de começar com um serviço mínimo que vai crescendo com o negócio. 

Os benefícios financeiros, por exemplo, possibilitam que a organização invista somente o necessário para atender as necessidades atuais de negócio, sem precisar paralisar grandes quantias em equipamentos. 

Por isso, a nuvem representa um papel importante no processo de transformação digital das empresas.

É interessante notar também que a computação em nuvem vem firmar a transformação tecnológica que já estava acontecendo antes da pandemia. E o momento atual nos mostrou que a inovação, automatização e otimização de processos, com o auxílio da cloud computing, é fundamental para reagir em cenários de diversidade como este que estamos enfrentando. 

Para o futuro, o que se pode esperar é que a nuvem seja o ponto central para que as organizações alcancem a resiliência depois da pandemia.

O cenário é muito desafiador e se preparar para um futuro digital nem sempre é fácil. Passa primeiramente pela conscientização de toda a liderança da empresa, aliado à muito planejamento, ruptura de paradigmas, redefinição de processos e investimento em soluções emergentes e disruptivas. 

Não há dúvidas que, em um curto período de tempo, será fácil identificar os benefícios trazidos pela transformação digital. 

Estudos feitos com os mais de 150 clientes cloud da Flowti, por exemplo, atestam uma redução de custos em infraestrutura de TI na casa de, pelo menos 25%. Isso é muito representativo para qualquer organização.

Fato é que, quanto mais tempo a sua empresa demorar para fazer a sua transformação digital, mais irrelevante ela se tornará ante o mercado. 

O presente pertence às empresas que se movem com agilidade e que tem capacidade de inovarem continuamente.