EMPRESAS

Com contratação remota, blumenauense Movidesk expande atuação no país

13/08/2021 13:00:00

Com contratação remota, blumenauense Movidesk expande atuação no país

A Movidesk, startup especializada em soluções de atendimento ao cliente, sediada em Blumenau, contratou mais de 100 colaboradores (entre vagas abertas e substituições) nos últimos meses.

Cerca de 80 pessoas residem em outros estados. 

Para um processo de integração mais fluido, o onboarding da organização foi reajustado, a fim de trazer um senso de pertencimento ao novo contratado.

Atualmente, a empresa tem pouco mais de 220 funcionários, atuando no Amazonas, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, entre outros.

NOVAS EXPERIÊNCIAS  

O novo modelo de contratação foi o que fez os caminhos da Movidesk se cruzarem com os de Paulo Vitor Cruz e Silva, morador de Recife (PE). No início deste ano, o profissional foi contratado para atuar como desenvolvedor na companhia:

“O RH me auxiliou muito no processo de imersão. Mesmo sem o contato presencial foi possível fazer amizades com os meus colegas. Além disso, senti que minha cultura é valorizada". 

"Tivemos uma festa junina remota e, na ocasião, eu apresentei as peculiaridades da celebração do São João em Pernambuco e suas respectivas diferenças para a festa de Santa Catarina”.

Há pouco mais de um mês, Bruna Nogueira, moradora de Brasília (DF), também se juntou ao time de maneira remota. A Product Designer já estava acostumada com o sistema home-office, mas ressalta:

"A integração da Movidesk traz um grande diferencial, que possibilita criar um vínculo com os outros colaboradores. Fazemos reuniões constantes em que não falamos apenas de assuntos relacionados ao trabalho, mas também do aspecto pessoal. É enriquecedor trocar ideias e experiências com pessoas de diferentes realidades e culturas”. 

 Engenheiro de Software na Movidesk e residindo em Morrinhos (GO), Marcelo Silva é outro exemplo de colaborador que não teve grandes problemas para se adaptar à distância:

“Temos mais liberdade e autonomia. Na minha visão, o trabalho remoto derrubou as barreiras da distância, o que acaba sendo benéfico para a própria empresa e para os respectivos funcionários.”

Com o avanço da vacinação e a iminente volta para o trabalho presencial, a Movidesk já decidiu que os residentes de outras localidades vão poder seguir trabalhando de casa, como comenta Mariana Vasconcelos, analista de People na Movidesk, comenta:

“Não queremos perder a pluralidade e a penetração conquistadas. É um sistema que vem dando certo e não pretendemos alterá-lo. Para quem  mora na região de Blumenau, vamos adotar o sistema híbrido. Assim, todos saem ganhando”.

 “Inicialmente, abrimos vagas remotas apenas para engenheiros. Mas, após alguns meses, percebemos que era possível implementar esse sistema também em outras áreas e funções". 

"Tudo sempre tratado como um grande aprendizado para todos. A gestão home-office é desafiante, mas por sermos enraizados no ambiente digital, conseguimos nos adaptar e também ambientar melhor nossos novos colaboradores”.

 “Fazemos tudo de uma forma personalizada, fomentando conversas do recém-chegado com pessoas de outras áreas. Esse processo vem sendo constantemente elogiado”.

 “Essa pluralidade não possibilita apenas uma penetração maior da nossa empresa em todo o país, como traz mais diversidade para a companhia". 

"O valor é imensurável e, certamente, contribui com a melhoria dos processos internos e com a busca por resultados cada vez melhores”.