NEGÓCIOS

Simplifica Chapecó, lançamento para apoiar o setor empresarial, impulsiona novos negócios

13/08/2021 10:00:00

Simplifica Chapecó, lançamento para apoiar o setor empresarial, impulsiona novos negócios

A Administração Municipal de Chapecó, no oeste catarinense, lançou nesta quinta-feira (12) um novo serviço de apoio ao setor empresarial e também para quem deseja empreender: o Simplifica Chapecó: impulsionando novos negócios.

O objetivo é agilizar os processos burocráticos, reduzir o tempo médio para abertura de uma empresa no município e fortalecer os pequenos negócios locais.

A estrutura está localizada no térreo da antiga Prefeitura, na rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro. 

A prestação de serviço gratuita é um canal de contato permanente do Poder Público com os empreendedores para solucionar desafios, esclarecer dúvidas, transmitir informações essenciais, e disponibilizar oportunidades de aperfeiçoamento da gestão empresarial. 

A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

O vice-prefeito Itamar Agnoletto enalteceu que o Simplifica Chapecó foi concedido com o propósito de ajudar o setor empresarial e para impulsionar ainda mais o desenvolvimento local:

“Estamos muito orgulhosos dessa proposta, principalmente, neste mês em que comemoramos 104 anos. Desde o início do ano várias medidas foram colocadas em prática, como: lei que cria zoneamentos especiais nos contornos viários; desburocratização do Alvará Sanitário; dispensa de autenticação de cópia de diversos documentos e facilitação para emissão de consulta prévia".

O secretário de Coordenação de Governo e Gestão, Thiago Felipe Etges, explicou que o serviço está preparado, estruturado e organizado para atender os empreendedores:

“Neste prédio concentramos em um espaço multissetorial todos os setores que interagem para a liberação de funcionamento de uma empresa". 

"A atuação está focada na redução do tempo de espera de quem deseja empreender e em agilizar os processos burocráticos”.

Conforme o secretário da Fazenda, Moacir Rohr, atualmente o tempo médio para abertura de uma nova empresa em Chapecó é de dois a três dias:

“Com o Simplifica Chapecó queremos reduzir essa espera para 24 horas no máximo ou se possível para o mesmo dia. Além disso, auxiliaremos os empresários com informações, cursos, capacitações e consultorias para o aprimoramento da gestão, melhoria da produtividade e inserção de tecnologias”.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o capital social da cidade faz toda a diferença para seu desenvolvimento:

“Chapecó é referência em muitas áreas, exemplo disso é o modelo do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó que tem avançado de maneira positiva e próspera”.

“A nova Unidade do Sebrae/SC de Chapecó, localizada na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Brasão Avenida) será entregue neste mês”.