TECNOLOGIA

Tecnologia da AQTech ajuda concessionárias na primarização de O&M na geração de energia eólica

12/08/2021 10:00:00

Tecnologia da AQTech ajuda concessionárias na primarização de O&M na geração de energia eólica

Apesar de ser relativamente recente no país, a energia eólica já é responsável por um em cada 10 GWh de energia consumidos. 

O Brasil também é o oitavo colocado no ranking mundial de capacidade instalada de energia eólica, de acordo com o relatório da Power Technology de 2020. 

No entanto, para seguir em ritmo de crescimento, a geração de energia eólica ainda enfrenta alguns desafios. 

Um deles é relacionado a sua gestão de operação e manutenção (O&M).

O monitoramento e manutenção do grande volume de ativos é um desafio tanto para quem terceiriza essa operação quanto para quem faz a primarização da O&M sem as ferramentas adequadas. 

Tradicionalmente, os próprios fabricantes das unidades geradoras ficam responsáveis por sua manutenção. 

Porém, esse modelo pode tornar o processo de acompanhamento e manutenção dos ativos moroso, considerando que as equipes de manutenção dos fabricantes não ficam alocadas nas concessionárias e acabam tendo um tempo de resposta muito maior que o de equipes internas.

Essa demora pode resultar em danos maiores para os ativos e também na redução do volume de energia gerado, por conta dos ativos paralisados.

Dessa forma, a primarização, que consiste em internalizar a equipe responsável pela O&M, tem se tornado uma opção melhor para muitos donos de ativos.

No entanto, nesse caso, o desafio passa a ser garantir que a equipe tenha uma melhor capacidade e ferramentas para monitorar todos os ativos, pois gerenciar o grande volume de aerogeradores sem apoio de tecnologias especialistas é inviável. 

Soluções que monitoram indicadores de cada turbina e permitem visualização intuitiva dos que estejam com possíveis anomalias são as melhores aliadas para resolver esse desafio e garantir que a primarização da O&M seja bem sucedida. 

Um exemplo de tecnologia que facilita a primarização é o OneBreeze, ferramenta desenvolvida pela catarinense AQTech que monitora e identifica problemas em aerogeradores. 

Para isso, são instalados sensores nos ativos, que monitoram indicadores de vibração, óleo, temperatura e acústica, e enviam esses dados para o software, o qual pode ser acessado pela equipe de gestão da manutenção. 

Na ferramenta, a equipe tem acesso, de forma visual e intuitiva a esses dados e pode tomar decisões com segurança sobre as ações necessárias em cada ativo. 

Além dos dados coletados pelos sensores instalados nos ativos, o OneBreeze pode ser integrado ao SCADA da concessionária e analisar também as variáveis de processo disponíveis no sistema. 

Isso torna o monitoramento ainda mais preciso e completo. 

Com os insights gerados pela ferramenta da AQTech, é possível saber com antecedência quais componentes precisam ser trocados em um ativo, dando informações importantes sobre a gravidade da anomalia, permitindo ações anteriores à propagação desta para outros componentes. 

A falha é identificada com precisão antes que esta comprometa o ativo, reduzindo consideravelmente o tempo e o custo da manutenção. 

O Diretor Comercial da AQTech, Emerson Ancini, comenta que essa capacidade de predição direciona e facilita o trabalho da equipe de O&M, mesmo em operações maiores.  

Para concessionárias que fazem a gestão de mais de um parque eólico, é possível a visualização por ativos e por parques eólicos. 

Além da visualização, o sistema gera relatórios automatizados, que podem ser customizados por parque eólico, para ter a visualização do todo a fim de identificar possíveis gargalos de O&M. 

O OneBreeze também tem capacidade para enviar e-mails notificando níveis elevados de vibração e  detecção dos diagnósticos, como um meio de agilizar o processo da manutenção.

Especialista no desenvolvimento de soluções para monitoramento e diagnóstico de ativos de geração de energia, a AQTech compreende que cada concessionária tem uma realidade distinta e, por isso, trabalha com consultoria e customização da solução para atender às necessidades de cada cliente, com transparência e baseado em dados. 

Um ponto bastante importante na hora de adotar uma tecnologia de monitoramento é garantir que a concessionária seja dona dos dados gerados pelo sistema, como explica Emerson: 

"Na AQTech nós trabalhamos com a premissa de transparência total, então todos os dados são de propriedade do cliente. Se a qualquer momento ele quiser extrair os dados da ferramenta e usar da forma que achar mais adequada, ele pode”. 

“Com base nos dados coletados pelos sensores, a ferramenta mostra por cores quais ativos estão em perfeitas condições, quais apresentam possíveis inconsistências, que devem ser monitoradas mais de perto pela equipe de O&M, e quais apresentam falhas que devem ser investigadas em loco”.

“Basicamente, o sistema direciona o que olhar e quando olhar. Pode parecer uma premissa simples, mas para quem trabalha na gestão da O&M em um parque eólico, é uma tecnologia que revoluciona o dia a dia”.