GERAL

CVV lança campanha que reforça o contato humano durante a pandemia e abre curso para novos voluntários

03/08/2021 16:00:00

CVV lança campanha que reforça o contato humano durante a pandemia e abre curso para novos voluntários

O Centro de Valorização da Vida (CVV), adaptado ao momento de distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, lança uma campanha de divulgação intitulada #TamoJunto.

A campanha reforça a presença, 24 horas por dia, de seus voluntários para conversar com quem sente que precisa de ajuda com seus sentimentos e emoções.

Desde sua fundação, em 1962, o CVV atua com base no contato humano como forma de apoio emocional, prevenção do suicídio e manutenção da saúde das pessoas. 

O atendimento do CVV é gratuito e pode ser feito contato através do telefone 188 ou pela internet.

Ao mesmo tempo em que divulga o serviço oferecido, a campanha também convida as pessoas a se tornarem voluntárias. 

Para aumentar a capacidade de atendimento, os postos do CVV realizam periodicamente os Cursos Gratuitos de Capacitação e Seleção para novos Voluntários, no qual os candidatos são preparados ao longo de cerca de dois meses. 

Quase todos os postos adaptaram o Curso para o modelo remoto, garantindo segurança a todos participantes, sem deixar de atrair novas
pessoas à equipe. 

Os interessados em se tornarem voluntários do CVV podem se inscrever pelo site, na página “voluntário”.

Para isso é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, tempo disponível para os plantões semanais e estar disposto a acolher pessoas
que precisam conversar de maneira sigilosa. 

Não é necessário formação específica além do curso que o CVV oferece, pois a entidade realiza apoio emocional, e não atendimento
psicológico ou psiquiátrico.

Aos interessados em entender melhor o que é se tornar um voluntário do CVV,  há um vídeo de dois minutos que explica o assunto, que pode ser acessado através deste link.

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições.

Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

Adriana Rizzo, voluntária do CVV há mais de 20 anos, comenta:

“Nossas atividades são todas realizadas por voluntários devidamente preparados, com ênfase nas relações humanas. É uma conversa de uma pessoa com outra pessoa, sigilosa e anônima".

“Nosso principal recurso é nossa equipe de voluntários. Para atender mais pessoas, precisamos de mais voluntários”.