POLÍCIA

Homem é acusado de maus tratos a um cão que foi adotado, no bairro Progresso

03/08/2021 07:55:00

Homem é acusado de maus tratos a um cão que foi adotado, no bairro Progresso

Um homem foi acusado por maus tratos aos animais, por volta das 13h44 desta segunda-feira (2). 

A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência de Maus-tratos contra animais, na rua João Machado, no bairro Progresso.

Chegando no local, foi encontrado um cão de grande porte, amarrado ao sol, com várias feridas pelo corpo, em um local pequeno.

O local onde o cão estava amarrado não possuía quaisquer condições de higiene, tendo fezes do animal mofada por vários locais, inclusive com cheiro forte.

O responsável pelo cão. um homem de 35 anos, se apresentou a guarnição e relatou que adotou o cão, que é idoso e já estava doente.

Relatou também que comprou diversos remédios e pomadas na agropecuária para tratar o cão, porém, não conseguiu resolver. 

Que não teve condições de levar o cão ao médico veterinário, pois estava sem carro e ninguém queria levar o cão no veículo devido as feridas e perda de pelos.

Foi feito contato com a Polícia Civil, que se deslocou ao local com uma equipe do Cepread (Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos) para avaliação.

O acusado foi notificado e deverá limpar o terreno, colocar telhado na casinha e levar no veterinário. 

O cão, de nome Sadão, ficou, por enquanto, aos cuidados do acusado.

A Cepread irá acompanhar o caso, e deu prazo de 10 dias para regularizar a situação.

Foi ao local como testemunha uma fiscal do Meio Ambiente, juntamente com uma veterinária.

Mesmo com o prazo estabelecido pelo Cepread, para regularização, conforme artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), configurou crime de maus tratos, c/c lei 1.095/2019, que aumentou a pena para maus-tratos contra animais com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

O homem foi acusado e conduzido a Central de Plantão Policial para procedimentos pertinentes ao caso.