TECNOLOGIA

Programa Jovem Programador inicia oficialmente a capacitação de jovens na área de programação

02/08/2021 15:30:00

Programa Jovem Programador inicia oficialmente a capacitação de jovens na área de programação
Turma de alunos nas instalações do Senac de Concórdia

As cidades que participam do programa Jovem Programador iniciaram oficialmente as aulas do segundo módulo, “Programação de Computadores”, no dia 26 de julho. 

Essa etapa se estenderá até final de novembro, quando os alunos já estarão aptos a assumir vagas na área de Tecnologia da Informação.

O programa traz como novidade a oferta desse tipo de capacitação para cidades que tradicionalmente não aparecem como destaque na área de tecnologia, como é o caso de Concordia, por exemplo. 

“É uma grande oportunidade para que esses jovens se candidatem a emprego em quaisquer empresas de tecnologia do Estado de Santa de Santa Catarina, via teletrabalho, uma nova tendência na área de TI”, afirma Carlos José Pereira, diretor do Seprosc – Sindicato das empresas de TI de Santa Catarina, entidade que em parceria com o Senac, oferece esse curso gratuito para alunos de família de baixa renda. 

Juliano Vieira, coordenador do curso, responsável por toda a logística e acomodação de centenas de alunos em diversas turmas e turnos em 11 municípios, afirma que “Após uma criteriosa seleção, dos 3.174 jovens inscritos, 639 foram aprovados para realizarem o curso e nossa expectativa é que todos eles sejam bons profissionais à disposição das empresas”.

Marcio Gonçalves, Presidente do Seprosc, salienta que “existem mais de 2.500 vagas abertas para a área de programação de computadores em empresas de tecnologia da informação em todo o Estado de Santa Catarina em 2021, e a previsão é que a demanda cresça. Nosso primeiro objetivo, com esse curso, é aumentar a oferta de profissionais, mas obviamente temos que reconhecer que de um ponto de vista social, facilitar o primeiro emprego para esses jovens, em área tão promissora, recompensa todo o esforço dedicado nesse empreendimento.”