GASTRONOMIA

Ambev e Lohn Bier produzem sua primeira cerveja com 100% de ingredientes de SC

29/07/2021 17:00:00

Ambev e Lohn Bier produzem sua primeira cerveja com 100% de ingredientes de SC

Menos de um ano depois do lançamento da Hop Lager Green Belly, fruto da colaboração entre Ambev e Lohn Bier, utilizando o ingrediente cultivado pelo Projeto Fazenda Santa Catarina, da Ambev, as cervejarias agora retomam a parceria para a concepção e desenvolvimento da sua primeira cerveja feita com 100% de ingredientes locais.

A TodaNossa, como foi batizada, é uma Brazilian Pale Ale feita com lúpulo proveniente da agricultura familiar da Serra, uma levedura cervejeira (fermento) encontrada no litoral pelos pesquisadores brasileiros, René Aduan e Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho, e cevada plantada no meio-oeste e malteada no vale do Itajaí, tudo isso em Santa Catarina. 

O Estado fechou 2020 com Valor de Produção Agropecuária (VPA) de R$ 40 bilhões, o maior da história, segundo dados do 41ª edição da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina. 

No próximo mês, cerca de dois mil litros da cerveja TodaNossa serão engarrafados e comercializados para todo o Brasil pelo Empório da Cerveja e pela Cervejaria Lohn Bier.

LÚPULO EM EXPANSÃO 

O Projeto Fazenda Santa Catarina ganhou vida no início de 2020, com o objetivo de fomentar o cultivo de lúpulo no Brasil por meio da agricultura familiar. 

Foi implementado, dentro da Cervejaria Santa Catarina da Ambev em Lages, uma lavoura experimental para a realização de testes de manejo e variedades, e um viveiro com capacidade de produção anual de 60 mil mudas que serão inteiramente doadas para agricultores familiares parceiros do projeto.

Em junho, a companhia anunciou a entrega da primeira linha completa para processamento de lúpulo, onde as plantas fornecidas pelos produtores serão beneficiadas e transformadas em pellets prontos para uso.

A iniciativa beneficiará diretamente agricultores locais com doação de mudas e suporte técnico para implementação e manejo da lavoura, acesso à estrutura de processamento e contrato de compra garantida. 

Cerca de 200 famílias deverão ser beneficiadas pelo programa nos próximos cinco anos.

Richard Westphal Brighenti, cervejeiro e sommelier, conta:

“Até pouco tempo atrás, os argumentos para se fazer cervejas de qualidade eram exclusivamente associados ao uso de ingredientes importados". 

"Mas, a partir de agora, podemos usar três tipos de maltes beneficiados de cevada brasileira, lúpulos que são cada dia mais bem desenvolvidos na Serra Catarinense e a primeira levedura tipo Saccharomyces”.

De acordo com o especialista, unir todos esses ingredientes na mesma cerveja exigiu um longo projeto, aproximou desenvolvedores de matérias-primas e cientistas, e permitiu repensar as possibilidades cervejeiras do Brasil:

“Por algum momento o meu sentimento pessoal foi semelhante ao de fazer uma cerveja pela primeira vez. A TodaNossa tem características próprias, lúpulos frescos da safra 2021 – que formam um buquê floral – além de leve frutado que orna com os fenóis da levedura Ale". 

"O corpo baixo para os 4,2% ABV a torna bastante acessível para todos os paladares. É um legado que a Fazenda Santa Catarina, da Ambev, e os demais parceiros generosamente confiaram a nós. Estamos todos lisonjeados pelo que fizemos juntos”.

Para Felipe Sommer, coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina, esse é mais um movimento para fortalecer o ecossistema cervejeiro e o fomento da cultura do lúpulo nacional:

“A TodaNossa é fruto da colaboração de pesquisadores, malteiros, cervejeiros, produtores de lúpulo e cevada. Todas essas cervejas colaborativas que estão sendo criadas mostram que é possível, sim, produzir lúpulo de qualidade no Brasil". 

"A nova levedura traz mais elementos para nossos cervejeiros exercitarem sua criatividade e fortalecer ainda mais a posição do país nesse universo”.