NEGÓCIOS

Covercraft conquista certificações ao automatizar gestão da qualidade com SoftExpert

29/07/2021 09:00:00

Covercraft conquista certificações ao automatizar gestão da qualidade com SoftExpert
Gerente de Qualidade, Regina Ibarra e o Diretor de Qualidade da Covercraft, Roby Potts

A americana Covercraft conquistou duas certificações relacionadas ao Sistema de Gestão de Qualidade - IATF 16949 e ISO 9001, em três unidades do Grupo, em menos de 12 meses de projeto.

As conquistas vieram com o apoio da solução catarinense SoftExpert EQM, voltada à gestão da qualidade empresarial. 

Com sede em Pauls Valley, Oklahoma, e unidades na Califórnia, Colorado, Montana, Carolina do Sul, Texas e Texas, nos EUA, além da cidade de Mexicali, no Estado da Baixa Califórnia, México, a Covercraft conta com mais de mil colaboradores.

A empresa é especializada em capas automotivas personalizadas, com um portfólio de 300 mil modelos, incluindo produção própria e licenciada de marcas como Barrett-Jackson, Carhartt, Ford, Major League Fishing e Winnebago.

 Nos últimos cinco anos, a companhia registrou um crescimento substancial, principalmente devido às aquisições de unidades de negócio como ADCO, Carver Industries, GT Covers e Marathon Seat Covers. 

De acordo com o diretor de Qualidade da Covercraft, Roby Potts, com a expansão, a empresa começou a ter dificuldades para gerenciar todos os processos de forma organizada e foi buscar no mercado um software global. 

Potts explica que a escolha da ferramenta da SoftExpert, de Joinville, ocorreu principalmente por ser uma plataforma modular e escalável, permitindo a padronização das atividades de negócio e o atendimento aos requisitos que regulamentam o setor, na velocidade que a companhia necessitava. 

O sistema é usado nas áreas de fabricação e suporte, principalmente para a gestão, entrega e o controle de documentos.

Garante a conformidade com os padrões da indústria automotiva, como a IATF 16949 - norma internacional do sistema de gestão da qualidade para o segmento. 

A equipe de Qualidade da companhia também está utilizando a solução para gerenciar planos de ação, com a implementação de ações corretivas e preventivas, assim como para conduzir mudanças e auditorias, aumentando a agilidade e robustez do Sistema de Gestão de Qualidade.

Outro benefício destacado por Potts é que, com a estruturação e documentação dos processos operacionais, as unidades fabris puderam replicar o modelo de gestão sem a necessidade de desenvolver instruções de trabalhos locais. 

Os próximos desafios da companhia agora são automatizar os processos em outras duas fábricas, nos próximos três meses, liberar o fluxo de trabalho de gerenciamento de mudança, desenvolvido recentemente, e implementar o componente APQP, que ajudará a organização a garantir o controle simples e eficaz no desenvolvimento de novos produtos.

Roby Potts comenta: 

“O nosso principal ganho, sem dúvidas, foi a certificação IATF 16949 em duas de nossas instalações e a certificação ISO 9001 em nossa fábrica no México”.

 “Após três meses de implementação nas fábricas do Texas e Oklahoma, nós já tínhamos automatizado os processos na unidade do México, onde o sistema atendeu perfeitamente aos requisitos de controle de documentos bilíngues". 

"A solução é altamente configurável e em pouco tempo permitiu exercermos um excelente nível de controle sobre a organização, impulsionando a padronização em todas as plantas”.