INDÚSTRIA

Schulz lança 1º compressor de pistão isento de óleo com inversor de frequência do Brasil

19/07/2021 10:00:00

Schulz lança 1º compressor de pistão isento de óleo com inversor de frequência do Brasil

A Schulz, maior fabricante de compressores de ar da América Latina com sede em Joinville, lança a linha de Compressores de Ar Isentos de Óleo Flex equipado com inversor de frequência, uma novidade no mercado brasileiro. 

A tecnologia permite controlar a vazão de ar de acordo com o uso, mantendo a pressão estável durante o processo e garantido vazão extra em momentos de alta demanda.

O uso do inversor gera maior economia de energia, aumentando a produtividade e a eficiência dos processos.

Isso se explica pela capacidade de controle da velocidade do motor do compressor, o que torna o consumo de energia adequado à demanda e evita picos de corrente elétrica. 

Além disso, o inversor tem a função adicional de proteger o compressor contra a falta de fase e sobrecorrentes e de suavizar a partida do motor, características que aumentam a vida útil dos principais componentes mecânicos.

Outra vantagem do equipamento é a interface digital que permite monitorar os parâmetros técnicos e horas trabalhadas, o que possibilita visualizar e programar as manutenções do equipamento. 

O compressor conta ainda com reservatório de ar e válvulas de segurança em conformidade com a ASME e Inmetro (Portaria nº 120 de 12/03/2021), e pintura interna do reservatório com aditivo antibacteriano, itens que garantem a segurança e saúde dos usuários.

Os Compressores de Ar Isentos de Óleo Flex da Schulz são ideais para ambientes clínicos e laboratoriais, como hospitais e consultórios médicos e odontológicos, além de atividades industriais com processos críticos, tais como indústria química, de alimentos e cosméticos. 

O fato de ser isento de óleo, agrega ao lançamento o diferencial de operar com eficiência em condições de baixa velocidade por não necessitar de lubrificação dos componentes.

O gerente de produtos, Evandro Santos, lembra que quando a tecnologia de inversores de frequência chegou ao mercado representava um custo elevado para os produtos.

O retorno do investimento é calculado em até dois anos, se considerado o uso do compressor por 13h/dia, nos sete dias da semana.